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Banca de DEFESA: MAURO JOSE RODRIGUES TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURO JOSE RODRIGUES TORRES
DATA: 25/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

FOTOSSÍNTESE, SEQUESTRO DE CARBONO E MITIGAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO VIVEIRO EDUCADOR DA ESCOLA BOSQUE/AGENTES E MONITORES AMBIENTAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Mudanças climáticas; Metodologia de ensino; Agentes e Monitores Ambientais (AMA)


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Nas últimas décadas percebeu-se uma ampla preocupação com os assuntos relacionados ao
aquecimento global. Porém, apesar da grande produção científica a respeito do assunto,
inúmeros estudos em vários países apontam que os alunos de diversos níveis de ensino e
professores têm uma compreensão limitada sobre a natureza e as consequências deste
problema. Por outro lado, estudos também apontam uma deficiência no ensino e no
aprendizado sobre a fotossíntese, uma reação bioquímica bastante complexa de extrema
importância para a manutenção da vida em nosso planeta, diretamente relacionada ao
sequestro de carbono e consequentemente a mitigação do aquecimento global. Nesse
contexto, o viveiro de mudas educador da Escola Bosque/Agentes e Monitores Ambientais
(AMA), localizado na Ilha de Caratateua, distrito de Outeiro na cidade de Belém, distrito
periférico da capital paraense, torna-se um espaço privilegiado para trabalhar uma sequência
didática sobre fotossíntese, sequestro de carbono e mitigação do aquecimento global com
alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A elaboração da sequência didática deu-se
baseada nas referências bibliográficas sobre o assunto. A sequência didática apresenta
quatorze aulas, distribuídas em cinco módulos e em sete de encontros. A aplicação da
sequência no viveiro educador junto aos alunos não foi realizada em virtude da suspensão das
aulas presenciais em decorrência da pandemia de Covid 19. A validação do produto
pedagógico (sequência didática) deu-se através de observação direta e extensiva, estruturada,
utilizando formulário Google junto a dez professores que atuam na educação básica. O
formulário utilizou-se da escala de mensuração multi-item, escala Likert de cinco pontos (1
insatisfaz fortemente, 2 insatisfaz, 3 indeciso, 4 satisfaz e 5 satisfaz fortemente). De acordo
com a metodologia adotada, a sequência didática foi validada, pois a moda de todos os quinze
itens avaliados ficou no ponto satisfaz fortemente. As mudas de espécies arbóreas e frutíferas
produzidas nas atividades práticas no viveiro educador, serão doadas na etapa de socialização
para a comunidade escolar, última etapa da sequência didática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Presidente - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA
Externo à Instituição - VERA LÚCIA BAHL OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 12/05/2022 08:58
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