Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE DAMASCENO DA SILVA

DISCENTE: DANIELLE DAMASCENO DA SILVA
DATA: 23/05/2022
LOCAL: Plataforma virtual

LENDAS E MITOS DE UMA COMUNIDADE DA AMAZÔNIA UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA CONSERVAÇÃO DO LAGO DO SEGREDO (TAUARI-CAPANEMA-PA)

Comunidades tradicionais, Educação ambiental, recursos hídricos, interfaces.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Como maneira de fomentar o diálogo, tanto no que diz respeito às diferentes disciplinas quanto no que se refere ao diálogo escolar com a comunidade do Segredinho, surge a proposta deste trabalho, de desenvolver um projeto interdisciplinar na escola Escola Apolônia Pinheiro dos Santos, utilizando a riqueza sociocultural da comunidade do Segredinho e a importância da qualidade das águas, como tema transversal para promover o aprendizado de ciências e a conservação do Lago do Segredo. A área de estudo é a do município de Capanema onde fica localizada a comunidade do Segredinho, na Vila de Tauari, localizada na região brangantina, nordeste paraense. A pesquisa foi qualitativa e com instrumento metodológico foi adotado o uso de entrevistas semiestruturadas, além de observação, questionários, dentre outros instrumentos. Nesse contexto, o produto didático pedagógico resultante será um vídeo a respeito da comunidade do Segredinho, a ser utilizado como Produto didático. De tal modo, a ideia do projeto é contribuir no enfrentamento de problemáticas socioambientais e potencializar o legado mitológico, histórico e cultural, emergente da relação com o Lago do Segredo. O projeto foi submetido ao comitê de ética em julho de 2021 e após alguns ajustes solicitados pela Plataforma Brasil, foi aceito para a análise em 10 de setembro, ainda com o primeiro título sugerido: O Lago do Segredo e a Escola Estadual de Tauari, em Capanema-PA: mistérios, projetos, relações e interdisciplinaridade, que foi mais tarde ajustado para o título atual.

Interno - 2995023 - DAVIS CASTRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - RONALDO MAGNO ROCHA
Externo à Instituição - RUTH HELENA CRISTO ALMEIDA
Presidente - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA