O POTENCIAL DO PARIRI (ARRABIDAEA CHICA) COMO INDICADOR NATURAL ÁCIDO-BASE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Arrabidaea chica; pH; ensino de ciências.
A experimentação é uma boa estratégia didática que contribue para o ensino e a
aprendizagem em ciências da natureza. Entre os diversos assuntos de ciências que
podem ser trabalhados por meio da experimentação, vale mencionar a acidez e
basicidade de substâncias, pois é um tópico que está prensente no cotidiano do aluno.
Sob tal panorama, os temas de ácido e bases podem ser estudados por meio dos
indicadores naturais, esses são extratos naturais que apresentam como base as
antocianinas, sendo que elas são elementos que podem ser usadas para determinar o pH
de diversas substâncias. Nesse sentido, a Arrabidaea chica é uma das várias plantas que
apresentam antocianina. Assim, o presente estudo visa identificar as propriedades
indicadoras ácido-base do extrato vegetal da espécie Arrabidaea chica e utilizar esse
extrato como indicador natural de acidez ou basicidade da qualidade da água de
consumo em atividades práticas de ciências. Para isso, a pesquisa será desenvolvida em
3 etapas: preparação do extrato alcoólico de A. chica, implementação do extrato
alcoólico de A. chica com a metodologia do Aprendizado Baseado em Problema (ABP)
para alunos do 9o ano do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Conceição
Malheiro em Irituia- PA e a composição do produto educacional. Como resultados,
almeja-se a aproximação do conhecimento científico com o cotidiano dos alunos. O
produto final da pesquisa, irá ser uma cartilha sobre como elaborar um indicador de pH
a partir do extrato da A. chica como uma estratégia de ensino de aprendizagem de
tópicos de ciências.