Notícias

Banca de DEFESA: ELIZETE NERES MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZETE NERES MONTEIRO
DATA: 24/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Virtual
TÍTULO:

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL SEARS (Software de educação ambiental sobre Resíduos sólidos) COMO FERRAMENTA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ciências ambientais; Ensino tecnológico; Software SEARS.


PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Esta dissertação consiste em uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa (livro
didático) e quantitativa (intervenção didática), desenvolvida com alunos do ensino médio
integrado em informática do 1o, 2o e 3o ano do Instituto Federal do Pará Campus Cametá
e tem como objetivo analisar a utilização do software SEARS como meio de contribuir
nos processos de ensino e aprendizagem das ciências ambientais a partir do uso de
tecnologias educacionais abordando o ensino das ciências ambientais e discussões
sobre a destinação final de resíduos sólidos produzidos no município Cametá-Pará. Para
a construção dos dados preliminares foi utilizado questionário estrutural no Software
SEARS utilizando a metodologia da pesquisa ação, que consiste em três fases. Fase
exploratória que considera as ações como avaliativas para resolver o problema. Nessa
etapa foram planejadas as ações a partir de um diagnóstico da situação. Fase de Ação,
execução das ações a partir do roteiro. Fase de avaliação, onde foram apresentados os
resultados das ações no contexto da investigação e suas consequências a fim de que
possam ser extraídos ensinamentos favoráveis para prosseguir a experiência numa
ferramenta tecnológica como o Software educacional SEARS. Os resultados foram
organizados em seções distintas de acordo com a série a ser pesquisada 1o ano. 2o ano
e 3o ano. Como produto foi apresentado uma ferramenta educacional de integração e
colaboração através de pré-teste, diagnóstico e pós-teste. O software SEARS de própria
autoria, também se classifica como um software livre e ficará disponível para auxiliar
professores e pesquisadores gerenciado pela professora/pesquisadora. Os estudos
foram aplicados em três turmas do Instituto Federal do Para Campus Cametá, os dados

analisados foram recolhidos no banco de dados do Software Sears para análise do pré-
teste e do pós-teste aplicados durante a intervenção didática com a utilização do

software. O diagnóstico proporcionou alta adequação didática quando foi aplicado no 2o
e 3o ano e não tão bem concebida para o 1o ano, talvez pelo fato da turma não está
dominando completamente as tecnologias educacionais que sendo utilizados no ensino
remoto, devido a pandemia do novo Corona vírus.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CHARLES ALBERTO DE SOUZA ALVES
Presidente - 2995023 - DAVIS CASTRO DOS SANTOS
Interno - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 09:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1