O ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DURANTE A PANDEMIA DE 2020/2021
Ensino de história; Educação do Campo; COVID 19; Ensino a distância
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o ensino-aprendizagem, durante o ano de 2020. Esta proposta parte da necessidade de compreender os efeitos da pandemia de COVID 19 (Corona Vírus) na Educação do Campo focando, particularmente no ensino da disciplina de história. O campo para este estudo é a E.E.E.F.M do Campo Professora Benedita Lima Araújo, que está localizada a aproximadamente um quilômetro da PA-151, na comunidade do Murutinga, interior do Município de Abaetetuba na Região do Baixo Tocantins. Assim, este projeto objetiva analisar como o ensino da disciplina de história foi redigida dentro deste período, quais foram às estratégias adotadas pelo Estado, Secretária de Educação, coordenação Escolar para viabilizar o ensino, ainda investigar quais estratégias o professor usou para tentar atingir os objetivos propostos. A pesquisa se enquadra na linha de pesquisa Saberes históricos no espaço escolar, do curso de pós-graduação PROFHistória (UFPA) uma vez que o foco é a formação tanto do professor quanto do aluno durante o período do ano de 2020. O produto a ser desenvolvido é um manual ou guia que demonstre as possibilidades de Ensino a Distância dentro da Educação do Campo, que valorize as especificidades e ainda que seja capaz de criar socialização entre os educandos e membros da comunidade escolar.