Linhas Pesquisa :
|
› SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR |
|
ENSINO DE HISTÓRIA- A Linha de Pesquisa desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da
história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O
foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do
ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos,
que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio
do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído,
uma forma de regulação social e disciplinar.
|
› LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO |
|
ENSINO DE HISTÓRIA- A Linha de Pesquisa desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa
histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas
televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da
linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando
também as possibilidades de difusão científica da História.
|
› SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE MEMÓRIA |
|
ENSINO DE HISTÓRIA- A Linha de Pesquisa desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História
fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros
culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de
referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no
espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o
turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas, as exposições, entre outras.
|