Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE BARBOSA ALCOLUMBRE

DISCENTE: CARLOS HENRIQUE BARBOSA ALCOLUMBRE
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Sala Virtual Google Mett - https://meet.google.com/xao-eqxr-vnw

MATRIZ DE RISCO A ALAGAMENTOS PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DA ESTRADA NOVA NO MUNICÍPIO DE BELÉM

Gestão de riscos. Alagamentos. Planejamento urbano.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A ocupação desordenada das grandes cidades tem produzido ambiente vulneráveis e cenários de risco ao longo dos anos. Com a cidade de Belém, capital paraense, não foi diferente. O município está localizado às margens do Rio Guamá e da Baia do Guajará, possui relevo relativamente plano com altitude média de 10 metros e possuí alto regime pluviométrico. Essa combinação de fatores, aliadas à alta densidade demográfica no centro da cidade e a ineficiente infraestrutura e saneamento básico, cria um cenário propício para as ocorrências de inundações e alagamentos, principalmente período mais chuvoso e causa diversos prejuízos e transtornos à população. Este trabalho tem como objetivo propor uma matriz de risco a alagamento para Bacia da Estrada Nova. Para alcançar esse resultado foi necessário mapear os pontos críticos de alagamentos por meio de revisão bibliográfica e levantamento de ocorrências de alagamentos e noticiadas na imprensa local no período de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, e correlacionar essas ocorrências com os dados de precipitação e variação no nível da maré. A matriz de risco leva em consideração duas condicionantes que potencializam as vulnerabilidades à alagamentos: a altimetria e índice de impermeabilização do solo, além de duas ameaças naturais a precipitação e o fenômeno de maré. A altimetria foi determinada a partir de um Modelo Digital de Elevação com as seguintes classes: <3,5m; ≥ 3,5 ≤ 3,7; e >3,7. O uso e ocupação foi determinado a partir do processo de geoprocessamento “Maximum Likelihood Classification” de uma imagem do satélite Sentinel – 2 com as seguintes classes de porcentagens de impermeabilização do solo: 50 a 85%, 85 a 95% e > 95%. A classes da precipitação são: 10mm/h, 35mm/h e 50mm/h. E a variação de maré são: 3,1m, 3,7m e 3,9m. A partir combinação da precipitação com a preamar sugeriu-se 9 cenários de risco. Após os resultados constatou-se que os bairros Nazaré, Batista Campos e Condor, apresentaram baixo risco diante do cenário 1, médio nos cenários 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, e apresentaram alto risco no cenário 9. E os bairros Cremação, Jurunas e Guamá, apresentaram risco médio nos cenários 1, 2, 3, 4, 5 e 7, e alto risco nos cenários 6, 8 e 9.

Interno - 327745 - EDSON JOSE PAULINO DA ROCHA
Interno - 145.269.482-68 - FLAVIO AUGUSTO ALTIERI DOS SANTOS - UFPA
Presidente - 2190726 - JOAO DE ATHAYDES SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - RAFAEL FERREIRA DA COSTA