Banca de DEFESA: ESDRAS PEREIRA LEMOS

DISCENTE: ESDRAS PEREIRA LEMOS
DATA: 26/08/2021
LOCAL: Sala Virtual Google Meet - meet.google.com/njh-xpoj-brn

INUNDAÇÕES E ALAGAMENTOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ: ANÁLISE DO CONTEÚDO INFORMACIONAL DAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS VEICULADAS NO YOUTUBE.

Desastres Naturais. Vulnerabilidade. Riscos. Educação Ambiental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

As inundações e alagamentos são comuns no município de Belém do Pará e objetos de preocupação o ano inteiro, causando muitos danos econômicos, sociais e psicológicos, além de provocarem mortes. Na atualidade o YouTube vem se transformando em uma nova possibilidade de aproximação com o público e possui o relevante papel de informar a amplitude dos eventos extremos como as inundações e alagamento. Desse modo, o objetivo geral da presente pesquisa foi analisar o conteúdo informacional divulgado nas matérias jornalísticas veiculadas no YouTube relacionadas com inundações e alagamentos na Região Metropolitana de Belém do Pará, sob a ótica da redução do risco de desastres. A pesquisa tem caráter qualitativa ao analisar as narrativas jornalísticas nos vídeos disponíveis no YouTube, relacionadas com inundações e alagamentos ocorridos na cidade de Belém-Pará A metodologia da pesquisa de natureza exploratória e descritiva contempla as seguintes etapas: procedimento de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. De uma maneira geral, foi possível perceber nas narrativas jornalísticas dos vídeos veiculado no YouTube um tratamento errôneo sobre o tema, colocando enchente, inundação e/ou alagamento, estão presentes como sinônimos. Esse achado se mostra preocupante, pois, sua associação nos vídeos, muitas vezes, serve mais para confundir do que para esclarecer ao cidadão. Pode-se dizer que os objetivos da presente pesquisa foram alcançados na medida em que se mostrou que as inundações e alagamentos são recorrentes em Belém do Pará, trazendo muitos danos, especialmente as pessoas que moram em área de risco, mas é necessária uma mudança de postura de todos os entes envolvidos para que a cidade ofereça melhores condições de vida e que, no acontecimento de eventos extremos, os impactos sejam minimizados dada a resiliência alcançada. Por outro lado, foi possível constatar que o YouTube poderá servir como ferramenta para disseminar informações sobre as atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia, seguindo a tendência de convergência que vem acontecendo em todos os tipos de mídia. Com essa prática, vislumbra-se a possibilidade de modificar como vem sendo tratada as informações jornalísticas relacionadas com as inundações e enchentes no município de Belém do Pará, pois ficou contatado que outro achado importante que se mostrou de grande relevância para a pesquisa é a forma como vem sendo abordado as constantes inundações no período de precipitações intensas nos meses do inverno paraense, ou seja, a terminologia “Alagamento” é utilizada de forma errônea, pois, é importante esclarecer que a partir do momento em que as águas transbordam os canais deve-se considerar como uma inundação e não um simples alagamento.

Interno - 2492758 - BERGSON CAVALCANTI DE MORAES
Presidente - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Interno - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Externo à Instituição - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ