Banca de DEFESA: MATHEUS LUAN NASCIMENTO MELO

DISCENTE: MATHEUS LUAN NASCIMENTO MELO
DATA: 29/06/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet - meet.google.com/une-kmab-wae

VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM ÁREAS SUSCETÍVEIS A INUNDAÇÕES NA BACIA DO RIO CEREJA, BRAGANÇA-PA

Áreas urbanas; Transbordamento; Efeitos adversos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

O processo de uso e ocupação do solo de áreas instáveis tem resultado em transformações significativas de diferentes componentes da paisagem, alterando a dinâmica natural dessas áreas, podendo contribuir para a construção de condições favoráveis para a ocorrência de desastres naturais. Os transbordamentos das águas dos rios em decorrência de intensas precipitações têm gerado danos de ordem social e econômica, sendo resultantes de mudanças ambientais nas áreas ocupadas. Objetiva-se analisar os problemas socioambientais gerados pela ocorrência de inundações e alagamentos na área de entorno do rio Cereja na área urbana do município de Bragança-PA.  Os procedimentos metodológicos adotados consistem na consulta bibliográfica, registros fotográficos e observações in loco. Foram consultados dados referentes aos setores censitários disponíveis na plataforma eletrônica do IBGE com o intuito de conhecer o perfil da população da área de estudo. Foi realizada a classificação de uso e cobertura da terra do entorno do rio Cereja no município de Bragança- PA, para fazer a classificação multitemporal de uso e cobertura da terra, foram utilizadas imagens do satélite Landsat-5/TM do ano de 1988, 1998 e 2008, e imagem do satélite Landsat-8/OLI-TIRS do ano de 2018 disponíveis de forma gratuita no acervo da plataforma online United States Geological Survey Engine (USGS). A base cartográfica utilizada está disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).Com a classificação multitemporal constatou-se que a cobertura vegetal nas margens do rio Cereja diminuiu ao longo do período analisado, entre os anos de 1988, 1999, 2008 e 2018. Revelando o aumento gradativo da área antrópica na área no mesmo período analisado, resultando em significativas alterações da paisagem da bacia do rio Cereja. Para a construção do Índice de Vulnerabilidade Social foram analisadas variáveis relativas aos aspectos sociais e econômicos da área de risco a inundação da bacia do rio Cerejareferentes ao Censo de 2010, disponíveis no Sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Recuperação Automática, por meio do Índice de Vulnerabilidade Social tornou-se possível a construção da carta de vulnerabilidade da unidadede análise da pesquisa. O desenvolvimento desta pesquisa contribui para a compreensão da construção do risco de desastres e da vulnerabilidade social a inundação na área de estudo, podendo colaborar na elaboração de medidas de prevenção, acompanhamento e controle de inundações, auxiliando no processo de gerenciamento de desastres naturais.

Externo à Instituição - EDSON JOSE PAULINO DA ROCHA
Externo à Instituição - FLAVIO AUGUSTO ALTIERI DOS SANTOS
Interno - 2526669 - FRANCISCO DE SOUZA OLIVEIRA
Presidente - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL