Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO FABRÍCIO LIMA BITENCORT

DISCENTE: THIAGO FABRÍCIO LIMA BITENCORT
DATA: 19/04/2021
LOCAL: Sala virtual do Google Meet

O USO DE GEOTECNOLOGIAS NO PROGRAMA ESCOLA DA VIDA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ

Amazônica, desastres naturais, tecnologias, âmbito educacional.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As pesquisas relacionadas a gestão de riscos e desastres naturais vêm se intensificando com o passar dos anos, haja vista, a necessidade de estudos na área devido a ocorrência de diversos desastres ocorridos no país, e principalmente na região Amazônica devido aos fatores climáticos, degradação pelo homem, além de fatos intrínsecos a região (MARENGO et al., 2008; FREITAS et al., 2014; RIBEIRO et al., 2018). As perdas sociais e materiais, provocadospor desastres naturais são cada vez maiores, um dos fatores que maximizam esses danos são os crescimentos desordenados das cidades. A região Amazônica sofre com a falta de planejamento urbano o que acaba acarretando uma ocupação caótica, em ambientes impróprios para a habitação, fazendo assim com que as áreas sejam vulneráveis a riscos de desastres (GUIMARÃES, 2018). Com o aumento da população local, consequentemente aumenta o descarte de resíduos, que na maioria das vezes é feita de forma inadequada, sendo jogada no meio ambiente sem controle, gerando graves consequências, de acordo com Botelho e Silva (2012) um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de enchentes nas áreas urbanas é o lançamento inadequado de resíduos.Uma ferramenta que auxilia na prevenção, previsão e mitigação dos desastres naturais são as geotecnologias, que seriam: “um conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informações com referência geográfica” (ROSA, 2005, p.81). Entende-se como os métodos de análise de espaço geográfico feitos sob novas tecnologias computacionais, que são usadas por empresas privadas, institutos, órgão públicos (SILVA et al, 2012). Entretanto, essa ferramenta poderia ser utilizada em âmbito educacional com esses mesmos objetivos?

Presidente - 1967500 - ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Interno - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Notícia cadastrada em: 19/04/2021 08:28