Banca de DEFESA: MARCIA MIRANDA MARQUES

DISCENTE: MARCIA MIRANDA MARQUES
DATA: 12/04/2021
LOCAL: Sala virtual do Google Meet

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR EM BELÉM – PA: CONTRIBUIÇÕES DA PERCEPÇÃO DE RISCO.

Educação ambiental. Percepção. Risco. Prevenção e Resiliência.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

No espaço urbano da capital da Amazônia, Belém do Pará, alagamento e inundações estão entre os problemas ambientais que mais trazem prejuízos socioeconômicos. A presente proposta de pesquisa objetivou, portanto, realizar uma análise sobre a importância da integração do mapeamento de riscos de desastres, na comunidade, pelos estudos da Educação Ambiental em escolas de modalidade de Ensino Fundamental e Médio, de modo a auxiliar essas populações a perceberem os riscos a que estão expostas e despertar estratégias de enfrentamento que possam ser desenvolvidas por elas. Dessa forma, procurou-se investigar quais as propostas teórico-metodológicas de Educação Ambiental realizadas, e se essas propostas têm como foco a percepção de risco ambiental, e, ainda, se estão conectadas às informações no que tange à proteção e à defesa civil no empenho de tornar o bairro, onde os estudantes da escola moram, mais resiliente. Já que tais eventos provocam inúmeras perdas materiais e até humanas aos que vivem em áreas de situação de ameaça e vulnerabilidade socioambiental. Ademais, buscou-se, também, entender como os problemas ambientais da urbanização, inclusive os encontrados na Amazônia, são assuntos abordados na proposta educativa das escolas, uma vez que tais fenômenos (alagamentos e/ou inundações), causados pelo período de chuvas intensas na Amazônia somados às marés altas e ações antrópicas, são fatores de contribuição no aumento da vulnerabilidade e injustiça socioambiental. Para abordar o objeto da pesquisa, utilizou-se com estratégias metodológicas a pesquisa qualitativa e quantitativa proveniente de entrevistas com professores de duas escolas no bairro da Terra Firme e como aporte teórico foram levantadas bibliografias que dialogassem com a temática proposta. Em relação à coleta dos dados, aplicaram-se questionários que serviram como norte na tessitura do estudo. Posto isso, nas reflexões das fontes coletadas foram estruturados eixos norteadores que procuram abordar a atuação desenvolvida pelos docentes para o trabalho com o mapeamento dos riscos ambientais do bairro estudo, visto que formar e informar são elementos importantíssimos na redução do risco de desastres; quanto aos eixos temáticos, os mais trabalhados na Educação Ambiental estão voltados para mitigação e preparação para desastres, com a finalidade de melhorar a capacidade de prevenção e resposta ao fenômeno do alagamento no bairro; e como produção, foi organizado um livro eletrônico com propostas metodológicas focalizadas na percepção do risco ambiental para prevenção, respostas e resiliência conforme prevê a Lei 12.608/12 da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Interno - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Interno - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Externo ao Programa - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Presidente - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA