Banca de DEFESA: INGRID CASSIA PORTO LIMA

DISCENTE: INGRID CASSIA PORTO LIMA
DATA: 15/12/2020
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

Dimensões físicas e socioeconômicas do alto e médio curso do Igarapé Tucunduba -
Belém/PA aplicadas à gestão preventiva de riscos

Inundação, Risco, bacias urbanas, prevenção.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As ocorrências de inundação na região amazônica são bastante frequentes devido presença de características ambientais favoráveis a isso, como o clima, relevo e densidade de drenagem. Assim sendo, esse trabalho buscou compreender o risco ocasionado por inundações em bacias  urbanas a partir de uma análise integrada dos aspectos fiscos e socioeconômicos. Foi escolhido  para tal estudo, a bacia do igarapé Tucunduba, em seu alto e médio curso que apresenta ocorrências de inundações frequentes, apesar de estar passando pelo processo de macrodrenagem. Justifica-se a escolha deste trecho de bacia pelo retardo do processo de reabilitação do sistema, por obras de canalização e paisagismo, que avançaram do médio curso  em direção a foz e forma bem mais lenta e de menor impacto na melhoria do sistema de drenagem no médio alto curso. A análise foi feita através de dados secundários estruturados em
um sistema de informação geográfica (SIG) aplicado à área e observações em campo. Com relação a problemática dos resíduos sólidos, foi elaborado um plano de prevenção que objetivou auxiliar na amenização da vulnerabilidade da população residente, exposta à produção e errado descarte de resíduos sólidos, tendo em vista que essa ação foi identificada como agravante das condições de ampliação do efeito das cheias e geração de pontos de alagamento, a sua redução auxilia tanto na diminuição da degradação ambiental, quanto na redução da contaminação da água e melhoria da vazão do canal principal e tributários, além do sistema de drenagem pluvial. Para tanto, foram propostas ações e metas que buscaram integrar a população local, o município, as instituições de ensino superior, as escolas do ensino fundamental e médio, as associações de moradores, bem como as cooperativas e associações de catadores e de coleta seletiva. Pode-se concluir pelo conjunto de resultados obtidos, que a área de estudo apresenta uma alta vulnerabilidade socioeconômica fruto do processo de ocupação e urbanização realizado na cidade de Belém.

Presidente - 1967500 - ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA
Interno - 2824844 - BRENO CESAR DE OLIVEIRA IMBIRIBA
Externo à Instituição - GUNDISALVO PIRATOBA MORALES
Interno - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA