Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLES WENDELL BORGES MONTEIRO

DISCENTE: CHARLES WENDELL BORGES MONTEIRO
DATA: 03/03/2020
LOCAL: LAB - RD Sala PB 04

A VULNERABILIDADE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS: MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU - PA

Análise multicritério; Geoprocessamento; Mapeamento

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A análise da vulnerabilidade é uma componente fundamental na avaliação de ambientes sensíveis a ocorrência de incêndios florestais, podendo representar, as perdas potenciais de uma determinada área. E as incidências do fogo acometem graves ameaças a fauna e a flora local, pois afetam diretamente o desenvolvimento socioeconômico no território brasileiro. A região sudeste do estado do Pará, no qual está situado o município de São Félix do Xingu, foi a escolhida para realização deste trabalho, pois abriga importantes porções de florestas naturais que sofreram ao longo das últimas décadas duras consequências no que se refere ao desmatamento e aos avanços de incêndios florestais. O objetivo deste estudo foi de relacionar variáveis de influência, tais como: biológica (uso e ocupação da terra), física (orientação do relevo e declividade) e socioeconômica (densidade populacional e proximidade a residências e rede de estradas) quanto a exposição de incêndios florestais. Para a análise e processamento das variáveis, utilizou-se um sistema de informação geográfica (SIG). Após a delimitação das áreas de ocorrência de incêndio florestal pela combinação das variáveis estudadas foi possível identificar as áreas do município de São Félix do Xingu – PA que apresentaram índices (muito alto, alto, moderado, baixo ou nulo) quanto ao grau de fragilidade do ambiente a exposição ao fogo. Como produto foi confeccionado o mapa de vulnerabilidade, resultante da integração e ponderação das diferentes componentes, variações espaciais expressivas no municipio, indicando a necessidade de programar medidas diversificadas para uma prevenção de incêndios mais eficaz.

Externo ao Programa - 1350216 - ALEXANDRE MELO CASSEB DO CARMO
Presidente - 1215607 - HERNANI JOSE BRAZAO RODRIGUES
Interno - 3149953 - RAFAEL DA SILVA PALACIOS
Notícia cadastrada em: 03/03/2020 11:28