Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANICE PAIVA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANICE PAIVA DE SOUSA
DATA: 04/11/2019
HORA: 16:00
LOCAL: SALA PB03
TÍTULO:

ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL NO ATERRO CONTROLADO DO PEREMA, SANTARÉM, AMAZÔNIA CENTRAL


PALAVRAS-CHAVES:

vulnerabilidade. resíduos.aterro controlado.


PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

O destino inadequado dos resíduos sólidos urbanos é uma problemática nacional, por ser fonte contínua de emissão de poluentes que afeta a qualidade do ar e, o lixiviado resultante dessa disposição gera risco de contaminação do solo, águas superficiais e subterrâneas.
Analisando estes riscos, pode-se prever o grau de vulnerabilidade e susceptibilidade a possível contaminação do aquífero, assunto de fundamental importância para a sociedade, pois a disponibilidade hídrica no mundo poderá ser insuficiente para atender as demandas das futuras gerações caso não haja uma melhor gestão no uso desses recursos.
A proteção da água subterrânea consiste, essencialmente, na preservação de sua qualidade no aquífero. Para isso devem ser tomadas medidas de controle das cargas de potenciais poluentes (TANCREDI, 1996).
Inserido na Região Hidrográfica do Amazonas, o Sistema aquífero Alter do Chão apresenta um sistema hidrogeológico com propriedades de aquífero livre e confinado (ANA, 2005). As condições hidrogeológicas são influenciadas pelas feições geomorfológicas, onde a área do aterro está localizada em uma zona de recarga da água subterrânea, o que compromete ainda mais na sua qualidade (TANCREDI, 1996).
O presente estudo visa determinar a vulnerabilidade e o possível risco a contaminação no aquífero em um aterro controlado na região Amazônica, onde a rede de drenagem portadora dos recursos hídricos pode ser afetada por essa atividade de disposição de resíduos, podendo interferir na qualidade de vida das comunidades que habitam no entorno da área. Nesse contexto, as características hidrogeologicas locais, como o nível estático, topografia e zona de recarga do aquífero, litologia da zona saturada e da zona não saturada, tipo de aquífero, geomorfologia, como também os tipos de resíduos disposto na área são importantes para um estudo aprofundado e por meio dessas características será produzido o mapa de vulnerabilidade.
O aterro controlado, NBR 8849/1985, é uma das formas mais utilizadas no Brasil para a destinação dos resíduos, devido baixo custo operacional. Para caracterização de subsuperfície, utilização de métodos indiretos, geofísicos, estão sendo amplamente utilizados apresentando boa eficiência principalmente para diagnóstico ambiental, devido à sensibilidade do equipamento sendo possível realizar caracterização em subsuperfície, dos parâmetros físicos intrínsecos ao ambiente geológico local, detectado o contraste dos contaminantes no solo e nas águas subterrâneas em áreas de aterros urbanos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2824844 - BRENO CESAR DE OLIVEIRA IMBIRIBA
Interno - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Externo à Instituição - RAPHAEL DI CARLO SILVA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/11/2019 15:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1