Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFANY DE PAULA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: STEFANY DE PAULA PEREIRA DA SILVA
DATA: 26/04/2019
LOCAL: SALA PB 02

VULNERABILIDADE DOS IDOSOS A DESASTRES NATURAIS NA MESORREGIÃO DO BAIXO AMAZONAS - PARÁ: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

idosos, desastres naturais, vulnerabilidade

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

A resiliência de um município pode ser medida por inúmeros critérios, dentre eles, destaca-se a forma como ele ampara os idosos e a competência em enfrentar desastres. Embora a tendência cada vez maior da expectativa de vida seja concebida como um avanço para a sociedade, ela vem imbricada de vulnerabilidades inerentes ao próprio avanço da idade, como dificuldade de locomoção, doenças crônicas, deficiências, declínio da renda, isolamento social, depressão entre outros. Sendo estas, acirradas em um contexto de desastres. A competência em lidar “bem” com os desastres, isto é, de obter o menor número de perdas humanas e econômicas, bem como, o rápido reestabelecidade das atividades cotidianas, dependerá da solidez econômica, política, institucional e social de uma sociedade, logo, do seu desenvolvimento. Diante disso, esta pesquisa, buscará analisar a vulnerabilidade dos idosos a desastres naturais na Mesorregião do Baixo Amazônas a partir da construção de uma proposta metodológica. Para tanto, será construído um referencial teórico com vistas a auxiliar na caracterização dos idosos, enquanto grupo vulnerável, assim como, nortear as escolhas dos índices vulnerabilidade, que por sua vez, serão fomentadas a partir de dados secundários compilados, principalmente, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Para o quantificar o grau de vulnerabilidade dos idosos, serão elaboradas fórmulas de índice de fragilidade do idoso (IFI) e de índide de capacidade de resposta do idoso (ICRI) e, índice de vulnerabilidade dos idosos a desastres naturais (IVIDN). Para a espacialização das vulnerabilidades, serão confeccionados mapas com o auxílio do software Quantum Gis 3.8. Esta pesquisa espera contrubuir com uma discussão que ainda é limitada no Brasil, a medida que, se propõem desvendar os fatores subjacentes de vulnerabilidade dos idosos, e, diante disso, indicar medidas que auxiliem na redução dos impactos gerados pelo evento adverso sobre esse segmento da população. Como produto técnico, será elaborado um guia metodológico para análise de vulnerabilidade para idosos, aplicável a escalas de unidades territoriais estaduais, muncicipais, setor censitário.

Presidente - 2190645 - CLAUDIO FABIAN SZLAFSZTEIN
Interno - 2378346 - GLAUBER GUIMARAES CIRINO DA SILVA
Interno - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Notícia cadastrada em: 22/04/2019 10:52