Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA MIRANDA MARQUES

DISCENTE: MARCIA MIRANDA MARQUES
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Sala PB02

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR EM BELÉM – PA: CONTRIBUIÇÕES DA PERCEPÇÃO DE RISCO.

Educação, Paradigma da complexidade, Percepção de risco.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

Na Amazônia, os eventos hidroclimáticos, associados as ações antrópicas e aos impactos das mudanças climáticastambém são responsáveis por situações ambientais catastróficas, que ocasionam perdas materias, e algumas vezes até vidas humanas para os que residem em áreas de riscos. A informação e comunicação do risco fazem parte do processo de prevenção epodem ser incorporadas através da educação. Desse modo,este objetiva buscar respostas quanto ao que se espera da ação docente em relação a percepção de risco no processo de ensino-aprendizagem com a transversalidade dos temas da Educação Ambiental. A metodologia de caráter qualitativo investigativo, baseada nas relações e experiências da sala de aula e de seus agentes educacionais, em duas escolas do municípiode Belém localizadas no bairro da Terra Firme,procura entender se o aumento dos fenômenos ambientais catastróficos da atualidade como alagamentos e/ou inundações são eixos do trabalho educativo em sala de aula.Assim como visa interpretar e analisar como os professores, gestores sociais do conhecimento, das escolas se relacionam com a temática (vulnerabilidade e o risco), haja vista os episódios de inundações e alagamentos serem realidade no bairro das escolas escolhidas. Como resultados, pretende-sesugerir práticas metodológicas de educação ambiental aos professores, por meio da construção de um e-book, para melhorar a capacidade dos atores sociais em relação a prevenção e fazer do espaço escolar um ambiente, em que o trabalho pegagógico sejamais volta para complexidade ambiental da realidade local e contribuirna construção de uma sociedade mais resiliente e sustentável.

Interno - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Interno - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Presidente - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Notícia cadastrada em: 22/02/2019 10:58