Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO DE QUEIROZ LEMOS

DISCENTE: MARCOS ANTONIO DE QUEIROZ LEMOS
DATA: 29/06/2018
LOCAL: Auditório do CPGF

Influência da precipitação na atividade de beneficiamento de caulim em Barcarena-PA e seus impactos socioambientais.

Bacias de rejeitos, Precipitação,  Mineroduto. Caulim.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

A mineração no Estado do Pará ocupa posição de destaque na economia regional e nacional. Embora esteja instalada e operando com observância ao devido processo de licenciamento ambiental, a atividade minerária de grande potencial degradador vem provocando desastres ambientais e problemas sociais. O presente trabalho de pesquisa analisa os eventos poluidores ocorridos no período de 2004 a 2016, por vazamento das bacias de rejeitos e mineroduto de caulim no rio Dendê, igarapés Curuperé e Maricá, até a Baía do Marajó, e a influência da precipitação na atividade de beneficiamento de caulim e seus impactos socioambientais. A pesquisa foi fundamentada nos relatórios de inquéritos policiais instauradosna Divisão Especializada em Meio Ambiente da Polícia Civil do Pará (DEMA), laudos periciais do Instituto de Criminalística do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, relatórios do Instituto Evandro Chagas do Ministério da Saúde (IEC) e do Laboratório de Química Analítica e Ambiental da UFPA (LAQUANAM),nos quais foram identificados a autoria e materialidade, as comunidades e os corpos hídricos atingidos e os impactos socioambientais decorrentes dos eventos poluidores. A partir de uma abordagem descritiva e analítica desses eventos, foram identificados como impactos socioambientais, o acelerado crescimento da população urbana a partir da instalação dos empreendimentos industriais; os danos constantes nas comunidades ribeirinhas localizadas no entorno da mineradora; a ampliação das áreas de risco ambiental com a expansão da atividade minerária na regiãoea poluição sucessiva dos recursos hídricos.

Interno - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Interno - 327902 - MAURICIO DA SILVA BORGES
Externo ao Programa - 1745925 - LUCIANA COSTA DA FONSECA
Notícia cadastrada em: 21/06/2018 08:42