Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURO SERGIO OLIVEIRA DA COSTA

DISCENTE: MAURO SERGIO OLIVEIRA DA COSTA
DATA: 18/04/2018
LOCAL: SALA 03 - PPGGCA

Recursos Didáticos para a Prevenção e Mitigação dos Riscos de Desastres Naturais na Amazônia: Desenvolvimento de Cartilha Multimídia em Escola Pública Estadual do Pará

Gestão de Riscos, Educação Ambiental, Resiliência.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A Educação é a mais importante ferramenta para a prevenção de riscos de desastres naturais, devido à necessidade de sensibilização, mudanças de hábitos e transformação de valores das pessoas, que vão desde a forma com que tratam seus resíduos até a escolha do local de moradia. Esta pesquisa possui como escopo o desenvolvimento de um recurso didático multimídia de baixo custo de Educação em Redução de Riscos de Desastres (RRD) junto à alunos com idade média de 12 anos, de escola pública do Pará, instigando-os a desenvolver uma cultura de percepção e redução de riscos e vulnerabilidades, bem como um desejável sentimento de autoproteção, em atendimento à Lei Nº 12.608 – que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC e que possui, como uma de suas diretrizes, “a prioridade às ações preventivas relacionadas à minimização de desastres”. Assim, poderão agir como multiplicadores desses saberes junto a suas famílias e comunidades, bem como construtores de suas próprias realidades, a partir da compreensão dos inumeros fatores que levam à prevenção e redução dos riscos de desastres. Nesse sentido, as etapas necessárias vão desde o levantamento crítico das bases conceituais, explanação da temática, criação e exposição de recursos didáticos produzidos com os discentes no dia internacional para a RRD (13 de outubro), construção da cartilha física, desenvolvimento de um blog (parte virtual da cartilha), dentre outras, até a fase final de auto-avaliação do projeto. Brasil, começo de 2018. O ano mal começou e o “calendário de desastres” já mostra avassaladoras catástrofes cobrando seu alto preço, sobretudo em vidas humanas. A grande pergunta que se faz é: Até quando?

Presidente - 2190645 - CLAUDIO FABIAN SZLAFSZTEIN
Interno - 6327745 - EDSON JOSE PAULINO DA ROCHA
Interno - 1215607 - HERNANI JOSE BRAZAO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 16/04/2018 09:08