Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO ROGÉRIO DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO ROGÉRIO DA SILVA RODRIGUES
DATA: 26/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/woo-iqsc-qho
TÍTULO:

“VULNERABILIDADE E RISCOS DAS COMUNIDADES DO NORDESTE PARAENSE DIANTE DE QUEIMADAS: UMA ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIOAMBIENTAL”


PALAVRAS-CHAVES:

Queimadas, Vulnerabilidade, Pequeno Proprietário Rural, Prevenção de desastres.


PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A vulnerabilidade dos pequenos proprietários que habitam o nordeste paraense, ainda é um fator que clama por cuidados do Poder Público, visto a grande incidência de queimadas no Brasil, seja oriunda de ações naturais ou antrópicas,. Esse cenário pode ser caracterizado como extremamente negativo para o país, que segundo o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), em 2019, o SUS suportou um custo excedente de 1,5 milhões de Reais devido o aumento de internações nos hospitais públicos causado por doenças respiratórias. Neste contexto situa-se a região do Nordeste Paraense caracterizada pelas atividades econômicas voltadas à pecuária e agricultura em larga escala, causando, por vezes, incêndios ilegais. Além disso, evidencia-se as questões econômicas, que neste contexto, atinge de modo desfavorável o pequeno agricultor. Dessa forma, faz-se necessária a implantação de ações que extrapolam as atuações governamentais somente de respostas às emergências, sendo essas a mais comumente aplicadas pelos Entes Públicos. O objetivo principal da proposta de projeto é analisar os fatores de vulnerabilidade às repercussões no campo socioeconômico e ambiental, oriundas das queimadas localizadas nas cidades de Irituia e Capitão Poço, assim como o Identificar as vulnerabilidades relacionadas ao campo da saúde, da economia e do meio ambiente sofrido pelas populações com o desmatamento ambiental. Pretende-se confeccionar um manual contendo informações necessárias voltadas as questões, sociais, ambientais e econômicas, devido a sua importância, acarretando ao pequeno proprietário o esclarecimento devido sobre tais questões.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Presidente - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Interno - 3149953 - RAFAEL DA SILVA PALACIOS
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 09:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2