Banca de DEFESA: CLEANE CARLOS BARBOSA PALHETA

DISCENTE: CLEANE CARLOS BARBOSA PALHETA
DATA: 01/12/2023
LOCAL: Sala Virtual - http://meet.google.com/ego-usqs-jzv

ANÁLISE E PERCEPÇÃO DE RISCOS À INUNDAÇÃO DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ - PA.

Desastres naturais; Projeto político pedagógico; Educação ambiental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A cidade de Tucuruí-PA, situa-se às margens do rio Tocantins, à jusante onde está localizada a Usina Hidroelétrica de Tucuruí. Portanto, a dinâmica das inundações da cidade ocorre a partir desse contexto geomorfológico, da dinâmica fluvial estabelecida após o rio barrado pela construção de uma barragem hidroelétrica. Nessa perspectiva cidades ou países que se encontram em situações de ameaças naturais ou tecnológicas, a população fica em alerta e os impactos influenciam no comportamento de resposta à riscos. Esse comportamento individual e coletivo perante os desastres está ligado a percepção do risco. A percepção de risco pode ser diferente dependendo do tipo de risco em estudo e do contexto social no qual os indivíduos estão inseridos. Visando colaborar com esta compreensão a presente pesquisa teve como objetivo geral: analisar a percepção de risco dos educandos e dos professores de duas turmas da EJA sobre o risco de inundação no contexto da E.M.E.F Plácido de Castro localizada no município de Tucuruí (Pará). A metodologia utilizada foi a partir de uma pesquisa documental e bibliográfica sobre a teoria de percepção de risco, uma análise sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e em seguida foram aplicados questionários semiestruturados a 41 alunos e 12 professores da escola para obter informações sobre a percepção de risco.  Como resultados, observou-se que o PPP da escola possui um cuidado quanto aos conteúdos ministrados, já que o documento procura seguir as normas e o planejamento anual para o ensino. Porém, não apresenta elementos voltado para o assunto de desastres naturais, riscos ou educação ambiental e não citam noções de defesa civil ou prevenção a riscos. Se tratando da percepção, 71% dos alunos entrevistados vivenciaram situações de riscos, 56% experienciaram situações com inundações, 68% reconhecem as causas de inundações e 54% já sofreram algum tipo de dano com as inundações. O resultado da percepção de risco dos docentes apontou que a maioria só traz o assunto de riscos e desastres naturais para a sala de aula, se este estiver incluído no conteúdo a ser ministrado. No entanto, os docentes possuem grande percepção da importância de trabalhar a educação ambiental dentro da sala de aula, a EA é importante para o aprendizado e conscientização, usada como maneira de prevenção aos desastres, fornecendo conhecimento para discernir a exposição a riscos, bem como medidas a serem adotadas durante algum desastre. Portanto ao realizar esta pesquisa observou-se a relevância da temática em sala de aula, apresentando temas relacionados as noções de defesa civil, riscos, desastres naturais e educação ambiental.

Interno - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Interno - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Presidente - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Externo à Instituição - SUZANA ROMEIRO ARAÚJO