Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO DE SOUZA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO DE SOUZA FERREIRA
DATA: 06/11/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/sse-fmtm-hdi?hs=224
TÍTULO:

ANÁLISE DE RISCO ASSOCIADA A BARRAGENS DE USOS MÚLTIPLOS NO ENTORNO DA SEDE MUNICIPAL DE PARAGOMINAS UTILIZANDO FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Mudanças Climáticas, Segurança de barragens, Rio Uraim.


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As Nações Unidas e a comunidade científica emitiram alertas alarmantes sobre o aumento frequente de eventos climáticos extremos devido ao aquecimento global. Entre esses eventos, destacam-se chuvas intensas, inundações, secas severas, o aumento do nível do mar, ondas de calor, incêndios florestais e inundações, que se projetam como cenários inevitáveis nos próximos anos. O impacto da atividade humana desde a década de 1950 ampliou consideravelmente a probabilidade desses eventos extremos. O Brasil é vulnerável a esses eventos, que afetam a gestão populacional, econômica, ecossistemas, agricultura e infraestrutura. A região amazônica está especialmente em risco devido às mudanças climáticas e interações sinérgicas com desmatamento e incêndios. A utilização de barragens de usos múltiplos representa um desafio adicional, já que muitas informações são insuficientes em relação à sua segurança, aumentando o risco de rompimento. A Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) tornou a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) responsável pela gestão e fiscalização das barragens. No município de Paragominas-PA, o aumento da demanda agrícola empreendeu o manejo de mais recursos naturais, porém os agricultores ainda utilizam técnicas rudimentares para dispor de recursos hídricos. Dentro deste contexto torna-se urgente a necessidade de informações sobre barragens de usos múltiplos. Essa emergência por dados e informações, tornam o geoprocessamento e o sensoriamento remoto, ferramentas indispensáveis na compreensão do risco associado ao rompimento das barragens em Paragominas, evento que já ocorreu em 2018 e que tem potencial para ocorrer novamente. O objetivo do trabalho é mapear o risco associado ao rompimento dessas barragens na bacia do rio Uraim, também mapear as áreas suscetíveis a inundação na cidade de Paragominas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2492758 - BERGSON CAVALCANTI DE MORAES
Interno - 946.656.722-53 - GIORDANI RAFAEL CONCEICAO SODRE - UFPA
Interno - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 09:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1