Banca de DEFESA: NILTON DO ROSARIO SOUZA

DISCENTE: NILTON DO ROSARIO SOUZA
DATA: 14/06/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet - https://meet.google.com/qib-yrop-pmy

PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO DO AURÁ E SANTANA DO AURÁ - ANANINDEUA-PA.

Percepção; Educação ambiental; Resíduos sólidos; Práticas pedagógicas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

O presente trabalho foi desenvolvido em duas escolas no bairro do Aurá e uma escola no bairro de Belém e na comunidade do Santana do Aurá, comunidade esta que fica ao lado do "lixão do Aurá" também chamado de “vazadouro a céu aberto" localizado na região metropolitana de Belém - RMB, tendo como objetivo elaborar um guia com práticas pedagógicas para estimular a educação, desenvolvimento, conscientização e sensibilização ambiental acerca dos resíduos sólidos. O interesse na pesquisa sobre resíduos sólidos é por trata-se de um tema muito urgente e atual e observamos que existe uma lacuna muito grande quanto a percepção e educação ambiental nas escolas e nas comunidades referentes a esse problemática dos resíduos sólidos, por conta disso encontrar nas práticas pedagógicas uma maneira para amenizar esta problemática é essencial, pois muitas vezes a inexistência e a falta de informações retratam a verdadeira falta de percepção e conscientização sobre os resíduos sólidos da determinada área na pesquisa. A pesquisa foi realizada de maneira qualitativa e participativa, sendo que para a elaboração dos objetivos propostos utilizou-se de questionários, entrevistas e desenvolveu-se às práticas pedagógicas relacionadas à essa temática, onde foram avaliadas posteriormente através das dinâmicas com cidadãos/discentes na convivência das dinâmicas. Os principais resultados desse trabalho indicaram que as práticas pedagógicas desenvolvidas foram capazes de aumentar a percepção, conscientização e sensibilização do público escolhido, direcionando-os para desenvolvimento a médio e longo prazo a responsabilidade ambiental pretendida, representando um resultado confirmatório para o trabalho, mas deixando bem claro que é interessante fazer um acompanhamento das futuras práticas. Com base nas atividades e nas práticas pedagógicas realizadas, originou-se ao fim da pesquisa uma guia de práticas pedagógicas na qual é apresentada a metodologia utilizada e as práticas desenvolvidas nas escolas e na comunidade alvo. Portanto por meio deste trabalho, espera-se que haja uma contribuição no sentido de promover o diálogo de conhecimentos relacionados à percepção e educação ambiental entre todos, sejam eles educadores, mediadores, aprendizes ou demais profissionais que se correlacionam com a educação ambiental e os resíduos sólidos, podendo inclusive disponibilizar sustentação para a aceitação de atitudes de responsabilidade e maiores cuidados com o ecossistema de maneira em geral.

Presidente - 2190726 - JOAO DE ATHAYDES SILVA JUNIOR
Interno - 327745 - EDSON JOSE PAULINO DA ROCHA
Externo à Instituição - JOAO AUGUSTO PEREIRA NETO
Externo à Instituição - RENATA KELEN CARDOSO CAMARA