Banca de DEFESA: FABIO CARDOSO FERREIRA

DISCENTE: FABIO CARDOSO FERREIRA
DATA: 12/05/2023
LOCAL: Sala do Google Meet - https://meet.google.com/qqv-qxez-paz

VARIABILIDADE E ALTERAÇÕES DOS PADRÕES CLIMATOLÓGICOS DE PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VIGIA.

Desastres naturais. Precipitação. Cidade de Vigia. Plano operacional.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Estudos sobre a frequência e intensidade de ocorrência da precipitação tem sido uma das temáticas mais importantes para compreender a variabilidade dos padrões climatológicos na região tropical. O município de Vigia está sujeito a elevados índices de precipitação, principalmente no período chuvoso, que eleva o nível estuarino do rio Pará, influenciando diretamente no transbordo dos canais adjacentes. As precipitações, na cidade de Vigia, têm se intensificado nas últimas décadas, tanto no volume quanto na intensidade e o principal efeito é o aumento do risco de desastres naturais, como inundações e alagamentos. Este estudo tem como objetivo principal caracterizar o incremento da ameaça natural de precipitação na cidade de Vigia, com o intuito de mitigar os riscos a desastres naturais causados pela variação da precipitação. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização da pesquisa foi a análise de dados disponibilizados pelo climate hazards Group InfranRed precipitation with stations (CHIRPS), dos dados de temperatura da superfície do mar (TSM) e dos dados disponíveis na plataforma do MapBiomas, sendo que para a análise de frequência de precipitação foram processados os dados diários no software MICROSOFT EXCEL utilizando a sintaxe de expressão estatística FREQUÊNCIA(matriz_dados; matriz_bin) e para análise da correlação entre os dados de precipitação e da TSM, foi empregada a técnica estatística de correlação de Pearson. Os resultados mais significativos e importantes da pesquisa foi em relação aos aumentos dos riscos de desastres naturais em Vigia, como inundações e alagamentos em decorrência das relevantes mudanças que estão ocorrendo na paisagem natural de cobertura vegetal. Com isso, as precipitações, certamente, têm se intensificado significativamente nas ultimas décadas. Como resultado para toda essa problemática que a cidade de Vigia a anos vem enfrentando, esta pesquisa tem como produto técnico um plano técnico operacional, ferramenta estratégica importante para as ações de respostas a estes desastres.

Presidente - 2492758 - BERGSON CAVALCANTI DE MORAES
Interno - 946.656.722-53 - GIORDANI RAFAEL CONCEICAO SODRE - UFPA
Externo ao Programa - 1178906 - JOAO BATISTA MIRANDA RIBEIRO
Interno - 2190726 - JOAO DE ATHAYDES SILVA JUNIOR