Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEANE CARLOS BARBOSA PALHETA

DISCENTE: CLEANE CARLOS BARBOSA PALHETA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala Virtual meet.google.com/uox-afyr-pte

ANÁLISE E PERCEPÇÃO DE RISCOS DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PLÁCIDO DE CASTRO VULNERÁVEIS À INUNDAÇÃO DO RIO TOCANTINS NA CIDADE DE TUCURUÍ- PARÁ

desastres naturais, meio ambiente, vulnerabilidade .

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Os desastres naturais representam riscos à boa qualidade de vida do homem, em especial àqueles que vivem em um contexto urbano. Nesse seguimento, a literatura cientifica vem a definir que risco se trata “[...] de uma exposição à possibilidade de lesão ou perda; perigo ou chance perigosa” (WEBSTER, 1989).
Consequentemente, o meio ambiente e a população local têm sua vida ou suas condições alteradas, transformando e rompendo relações de convívio e vizinhança que foram sendo desenvolvido no decorrer do período histórico e assim definindo a paisagem local (RESZKA, 2013).
Com as grandes inovações tecnológicas, com implantações de indústrias e construções civis que tendem a trazer benefícios para a sociedade, surgem também alguns problemas, principalmente ao se tratar de questões ligadas ao meio ambiente e problemas sociais. Há dois lados da moeda, de um está os grandes centros urbanos, a tecnologia, que acabam por permitir velocidade nas trocas de informações e agilidade em alguns serviços, no entanto, no outro lado se encontram algumas problemáticas, como a incidência de aproximação entre a comunidade em si e os riscos, principalmente riscos ligados a desastres naturais e tecnológicos (FONSECA e FERENTZ, 2021).
Bacchiegga (2017) menciona que assim que cidades ou países se encontram em situações de vulnerabilidade e ameaças naturais ou ameaças tecnológicas, os impactos deixam em alerta a população em geral, atentando para as problemáticas e os perigos que estes podem e estão sujeitos. Sulaiman e Aledo (2016) relatam que os grandes centros urbanos são verdadeiros “palcos” para identificação de problemas, como por exemplo, a falta de planejamento urbano, falta de infraestrutura em muitos pontos das cidades, padrões ineficientes de uso e ocupação de solo. Já que em muitas destas localidades, não há um planejamento adequado para a construção de prédios, casas, ou seja, para a construção civil em geral. (SULAMAN e ALEDO, 2016).

Interno - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Interno - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Presidente - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 09:56