Banca de DEFESA: LUCIANO ANDRÉ BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: LUCIANO ANDRÉ BARBOSA DA SILVA
DATA: 02/09/2022
LOCAL: ATMOS (LACOMET) - Faculdade de Meteorologia (IG-UFPA)

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA ESTIMATIVAS DE MATERIAL PARTICULADO FINO EM UMA ÁREA URBANA NO LESTE DA AMAZÔNIA ORIENTAL

Material Particulado (MP2.5). Plataforma baixo custo. Amazônia Oriental

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Meteorologia
ESPECIALIDADE: Química da Atmosfera

As recentes inovações tecnológicas, proporcionaram avanços na forma de obtenção de dados ambientais. Presentemente, a tecnologia de sensores de baixo custo (low cost sensors - LCS), surge como solução alternativa para muitas aplicações inovadoras e facilitadoras do monitoramento ambiental, fornecendo informações atualizada e úteis para agricultura, indústria, conforto habitacional e proteção pessoal. No Brasil, o monitoramento sistemático de variáveis ambientais, principalmente a qualidade do ar ambiente, é classicamente realizado por estações que empregam instrumentação de alta tecnologia, elevando os custos de operação, principalmente no Sul e Sudeste. Frente a isso, ainda utiliza-se bastante métodos manuais de monitoramento, geralmente necessitando de um corpo técnico e infraestruturas maiores elevando os custos de sua utilização. Um problema oriundo deste cenário, reflete no escasso monitoramento ambiental no território, principalmente na Amazônia. Limitados pelo custo, conta-se com um pequeno número de estações de monitoramento, financeiramente custosa e esparsamente localizadas, inviabilizando sua utilização em multipontos no território, reduzindo a quantidade de amostragens dentro de uma área urbana, quando diante de projetos com recursos escassos. A utilização de sensores de baixo custo é cada vez mais requisitada visando melhorar a disponibilidade de dados. Nesta presente pesquisa buscou-se desenvolver uma plataforma de monitoramento de variáveis (MP2.5) com interface de visualização e armazenamento de dados, e consumar uma campanha de campo no município de Barcarena-PA, visando comparar o sensor de partículas utilizado na plataforma (optical particle conter sensor - OPC) SPS30 com o método convencional de monitoramento de particulados, analisador TEOM1400a. Como resultado busca-se contribuir e ampliar as soluções metodológicas de medição de níveis de material particulado que possam ser utilizadas em diversas aplicações e estudos, como monitoramento de exposição pessoal. O aprimoramento deste protótipo são passos fundamentais para contribuição no monitoramento de material particulado. Em estudos futuros, buscaremos aperfeiçoar as comparações, utilizando mais unidades do mesmo sensor e de outras marcas e modelos, a fim de torna mais robustas as avaliações. Este é uma  crítico para validação e utilização no monitoramento de áreas urbanas e rurais, podendo agregar informações críticas para tomada de decisão e políticas públicas de gestão do meio ambiente.

Presidente - 2378346 - GLAUBER GUIMARAES CIRINO DA SILVA
Interno - 2824844 - BRENO CESAR DE OLIVEIRA IMBIRIBA
Interno - 3149953 - RAFAEL DA SILVA PALACIOS
Externo à Instituição - OTAVIO ANDRE CHASE