Banca de DEFESA: THIAGO FABRÍCIO LIMA BITENCORT

DISCENTE: THIAGO FABRÍCIO LIMA BITENCORT
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Auditório do Instituto de Geociêncais

USO DE GEOTECNOLOGIAS NO PROGRAMA ESCOLA DA VIDA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS

Geotecnologias, Educação Ambiental, Projeto Social.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A Educação Ambiental tem o intuito de articular diversas temáticas, proporcionando à sociedade uma visão integralizada do meio ambiente. No Brasil, um dos focos relevantes para esse tipo de ação está relacionado ao uso das tecnologias na educação. A instrumentalização dos educadores e discentes torna-se necessária, auxilia na propagação da temática ambiental atrelada à tecnologia como suporte na educação. Desse modo, este trabalho apresenta a construção de como apoio à práticas de utilização das geotecnologias no âmbito da Educação Ambiental, analisando a importância do seu uso pelo aluno. Esta tecnologia visa o intuito de ajudar na formação enquanto cidadão que é capaz de transformar a sua realidade em prol de um bem comum, desenvolvendo a sua percepção de riscos e desastres ambientais. Os métodos aplicados envolvem a participação de alunos entre 13 e 15 anos, do programa “Escola da Vida” do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, além da análise do Projeto Político Pedagógico e o referencial teórico associado. Os resultados indicaram que as percepções sobre o ambiente foram expandidas, a partir da utilização de geotecnologia (Google Earth), em que o aluno passou a aprender especificidades antes não adquiridas, aperfeiçoando sua percepção de riscos e desastres. Desta forma, é indispensável uma maior difusão do programa e sua interface com a comunidade, além da alteração no Projeto Político Pedagógico com o aumento da carga horária da disciplina Educação Ambiental, a inserção de Geotecnologias e de noções de Defesa Civil.

Presidente - 1967500 - ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA
Externo à Instituição - CLEBER SILVA E SILVA
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Interno - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA