Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIS CAROLINA DE OLIVEIRA ALCANTARA

DISCENTE: TAIS CAROLINA DE OLIVEIRA ALCANTARA
DATA: 26/04/2022
LOCAL: Auditório do Instituto de Geociências - IG

MAPEAMENTO DE EXTENSÃO INUNDÁVEL EM ÁREAS URBANAS COM USO DE IMAGEM DE RADAR: ESTUDO DE CASO DOS MUNICÍPIOS DE ALENQUER E SANTARÉM, PA.

Sensoriamento Remoto. Sentinel-1. Inundações. Desastres Naturais. Amazônia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A inundação é o fenômeno que mais afeta pessoas em todo o mundo e vem aumentando consideravelmente no Brasil, sobretudo em áreas urbanas, ocasionando danos imediatos ao meio ambiente e impactando direta e indiretamente as populações, principalmente as mais carentes que residem em ambientes irregulares como as planícies de inundação. Os municípios de Alenquer e Santarém, localizados na mesorregião do Baixo Amazonas Paraense, apresentam registros históricos associado ao fenômeno de inundação, principalmente devido ao desenvolvimento urbano difundido nas áreas de várzeas, locais onde sazonalmente ocorrem cheias devido a elevação fluvial natural, sendo intensificado por eventos extremos de precipitação. No ano de 2017, em decorrência do evento extremo de precipitação associado ao período de cheia do Rio Amazonas, os municípios de Alenquer e Santarém declararam situação emergencial devido as inundações ocorridas acarretando danos a população. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo mapear extensões inundáveis nas áreas urbanas dos municípios de Alenquer e Santarém por meio de sensores ativos, levando-se em consideração a baixa eficácia dos sensores óticos devido à alta concentração de nuvens em regiões amazônicas. Serão utilizadas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto a fim de obter extensão da máscara de inundação, cálculo das áreas inundáveis, e correlação das áreas geradas com a setorização de risco à inundação realizada pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), e quantificação média de pontos residenciais e urbanos afetados por meio dos dados de mapeamento colaborativo realizado pelo Open Street Maps (OSM) para os municípios citados. A análise será realizada por meio da plataforma de computação em nuvem Google Earth Engine, que permite um ótimo armazenamento e processamento de grande quantidade de dados e possui extensivo catálogo de dados climatológicos, imagens de satélites, entre outros. Por meio dela ainda será desenvolvido um script proposto como produto técnico deste estudo, além da utilização do software livre QGIS versão 3.22.2 para produção dos mapas de áreas inundáveis.

Externo à Instituição - LAURENT POLIDORI
Interno - 327902 - MAURICIO DA SILVA BORGES
Presidente - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Notícia cadastrada em: 26/04/2022 09:43