Banca de DEFESA: LAYLA MARIA MONTEIRO GOMES DE BARROS

DISCENTE: LAYLA MARIA MONTEIRO GOMES DE BARROS
DATA: 01/04/2022
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

ESTUDO DA VULNERABILIDADE NATURAL DO AQUÍFERO UTILIZADO COMO MANANCIAL SUBTERRÂNEO PARA FINS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO NO DISTRITO DE ICOARACI

Águas Subterrâneas. Vulnerabilidade. Método GOD. Saneamento Básico.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As águas subterrâneas apresentam-se como um recurso natural de extrema importância para o abastecimento humano, porém, devido as atividades antrópicas, os mananciais subterrâneos apresentam grandes riscos à saneamento in situ são fatores que podem avariar águas subterrâneas, destinando a estas uma elevada carga contaminante, entende-se então que a vulnerabilidade é a suscetibilidade dos aquíferos serem afetados por estas cargas contaminantes de origem antrópica, dando-se em função da facilidade destes de transporem a zona não saturada do solo, alterando suas características e tendo uma grande relevância socioambiental. Desta forma, o presente trabalho fez uso do método GOD, que leva em consideração três parâmetros de características dos aquíferos: grau de confinamento, a litologia do meio e a profundidade do aquífero. Foi aplicada esta metodologia para a realização do estudo de vulnerabilidade natural dos aquíferos no distrito de Icoaraci. A obtenção dos dados deu-se através da consulta ao Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) e ao banco de dados da Companhia de Saneamento do Pará. Para o método foram gerados os mapas de grau de confinamento hidráulico, ocorrência do substrato litológico e profundidade ou distância do nível da água subterrânea. O mapa resultante desse processo apresentou quatro classes: insignificante, baixa, média e alta, sendo que 64% da área foi classificada como vulnerabilidade média e 16% como insignificante, por este método não considerar a ocupação humana. O estudo do aquífero que leva em consideração a vulnerabilidade natural, como por exemplo usando a aplicação do método GOD, deve ser ponto fundamental no planejamento para a implantação de captações subterrâneas para fins de abastecimento público e de coleta e tratamento de esgoto sanitário. Deste modo, este estudo tem o objetivo de apresentar a aplicação da metodologia que visa mapear a vulnerabilidade natural das águas subterrâneas no distrito de Icoaraci, como ferramenta para o planejamento e melhor gestão da Companhia de Saneamento do Pará.

Presidente - 1967500 - ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA
Interno - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 1627893 - GIOVANNI CHAVES PENNER
Externo à Instituição - LUCY ANNE CARDOSO LOBAO