Banca de DEFESA: TATIANE MENDES DE SOUSA

DISCENTE: TATIANE MENDES DE SOUSA
DATA: 22/02/2022
LOCAL: Sala Virtual Google Meet - https://meet.google.com/ctn-zgju-jwb
TÍTULO: Educação ambiental na zona costeira paraense: construindo resiliência na educação básica para enfrentamento dos riscos e desastres no município de Bragança - PA.
PALAVRAS-CHAVES: Zona Costeira Paraense. Educação Ambiental. Resiliência.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Diante do cenário das problemáticas ambientais, observa-se a frequência na ocorrência de desastres ambientais nas zonas costeiras, especificamente na zona costeira paraense. Estudiosos apontam a ação humana como a força motor para a vulnerabilidade da região, devido a inclusão de práticas inapropriadas, as quais resultam em desastres ambientais e sociais que prejudicam o ecossistema e a comunidade. Em virtude do crescente índice de vulnerabilidade dos municípios da zona costeira e dos desafios enfrentados para a manutenção e preservação dessa região, esse trabalho objetivou analisar o papel das ações de educação ambiental nas comunidades em situações de risco, buscando fortalecer a racionalidade ambiental no ambiente escolar, com foco na educação dos jovens resilientes aos fenômenos que os impactam o ambiente que vivem, por meio dos docentes, bem como reduzir a vulnerabilidade socioambiental da população diante do impacto dos desastres naturais e/ou tecnológicos. Tratou-se de um estudo na cidade de Bragança-PA, região costeira do nordeste paraense, o qual utilizou como metodologia a revisão de literatura e, posteriormente, aplicação de questionários investigativos aos professores do ensino fundamental I e II (de 3º a 9º ano), pertencentes à base de dados da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC Secretaria de Estado de Educação - SEDUC em Bragança-PA. Este estudo gerou um produto – Guia didático e interativo – que auxilia não só no exercício da valorização do conhecimento local e dos serviços ecossistêmicos presentes na zona costeira, mas também subsidia os docentes no preparo para a promoção da educação ambiental em sala de aula e na recuperação das comunidades costeiras, focando nos jovens pertencentes aos espaços formais de ensino. Dessa forma, resultou-se que os docentes podem contribuir na construção da compreensão ambiental e na responsabilidade socioambiental participativa dos alunos, por meio do produto deste trabalho.
Interno - 1967500 - ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA
Externo à Instituição - CLEBER SILVA E SILVA
Interno - 1215607 - HERNANI JOSE BRAZAO RODRIGUES
Presidente - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL