Banca de QUALIFICAÇÃO: NITTHAELLY BONFIM RIBEIRO

DISCENTE: NITTHAELLY BONFIM RIBEIRO
DATA: 20/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/bio-xufh-ddp

Trans’narrativas autobiográficas de escolarização de uma transexual

Escolarização; Diferença; Currículo; Mulher transexual; Narrativas autobiográficas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

A pesquisa em andamento tematiza o processo de escolarização de uma transexual. Tomando o processo de escolarização como plano investimos no tratamento curricular da diferença do ponto de vista de gênero e sexualidade.  A problemática da pesquisa opera com a seguinte indagação: de que modos os currículos lidam com as experiências de uma transexual em seu processo de escolarização básica? A perspectiva teórico-metodológica dialoga com o pensamento pós-estruturalista e se movimenta em torno de minhas narrativas autobiográficas de escolarização tomadas como objeto de estudo. Para tanto, trazemos minha experiência escolar de construção transexual como versão autorizada do vivido, afirmando a vida de uma mulher transexual como potência. Neste texto apresentamos três seções: a primeira discorre sobre a perspectiva metodológica. Na segunda seção tem-se o apontamento da discussão em direção do tratamento da escola e do currículo para com as diferenças e a presença de um corpo trans no ambiente escolar. Na terceira seção trazemos de forma cronológica as narrativas de acontecimentos significativos para a afirmação deste corpo transexual e sua diferença no processo de escolarização. Por fim, algumas ponderações feitas até o presente o momento.

Externo à Instituição - DAYANA BRUNETTO CARLIN DOS SANTOS
Interno - 1152667 - JOSENILDA MARIA MAUES DA SILVA
Interno - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 10:01