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Banca de DEFESA: MARCELO RODRIGUES DOS REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO RODRIGUES DOS REIS
DATA: 12/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/pou-jozr-pxk
TÍTULO:

REFORMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E REPERCUSSÕES NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA.


PALAVRAS-CHAVES:

Reformas educacionais. Trabalho docente. Precarização do trabalho docente.


PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa buscou investigar as repercussões que as reformas educacionais a partir dos anos 1990 promoveram sobre as condições de trabalho dos docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (AIEF) da rede municipal de ensino de Ananindeua. Tem como objetivo geral analisar como as reformas educacionais repercutiram sobre as condições de trabalho dos docentes dos AIEF da rede pública de ensino do município de Ananindeua. O método utilizado na pesquisa foi o materialismo histórico-dialético e a metodologia adotada foi de cunho qualitativa, com a pesquisa realizada em etapas: a primeira consistiu na realização da pesquisa bibliográfica na busca de compreender em qual contexto as reformas educacionais a partir dos anos 1990 estão inseridas dentro da esfera da reestruturação produtiva e mundo do trabalho solicitando autores como: Marx (20011); Alves (2010); Antunes (2007); Kuenzer (1998); sendo investigado nesta etapa o papel que os organismos internacionais desempenharam nas reformas do estado  e educação básica que repercutiram no trabalho docente, utilizando como referenciais os trabalhos de Robertson (2012); Pronko (2015); Shiroma e Evangelista (2007, 2014); Ball (2008), Oliveira (2011); Tripodi e Souza (2016). Sobre as reformas na educação básica e as condições do trabalho docente tomou-se por base os estudos de Oliveira (2008, 2010); Carvalho e Wonsik (2015); Assunção e Oliveira (2009); Shiroma e Evangelista (2012); Maués (2006); Shiroma et al (2007); Solimões (2015); Dejours (1998); Lacaz; (2010); Codo (2006; 2010); Esteve (1999); Oliveira et al (2012); REIS (2014); Souza (2017); Carlotto (2010); Freitas e Cruz (2008); entre outros. A segunda etapa de edificação desta dissertação foi a pesquisa de campo auxiliando no levantamento e esclarecimento de pontos levantados na revisão bibliográfica acerca do objeto em questão, sendo realizada nesta fase do estudo uma entrevista semiestruturada. A terceira etapa consistiu no tratamento e interpretação dos dados coletados na pesquisa de campo. Os sujeitos da pesquisa foram seis docentes que atuam nos AIEF da rede pública de ensino município de Ananindeua. Os resultados da pesquisa indicaram que as reformas da educação básica no Brasil a partir dos anos 1990 redefiniram o trabalho docente com novas atribuições, responsabilidades e exigências para o professor, pois, estas foram assentadas por meio de políticas de gerenciamento e regulação da educação convertendo-se numa política de resultados em massa através das avaliações de larga escala cabendo ao professor a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso do aluno e escola, sem, contudo, possuir condições dignas de trabalho resultando na intensificação e precarização do trabalho docente repercutindo no mal-estar e adoecimento dos professores tendo como principais patologias as doenças de cunho mentais, como por exemplo, estresse, ansiedade e síndrome de burnoult. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURAO
Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 10/11/2021 09:57
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