Banca de QUALIFICAÇÃO: TADEU MOURA DE ALMEIDA

DISCENTE: TADEU MOURA DE ALMEIDA
DATA: 29/10/2021
LOCAL: http://meet.google.com/pxr-hbuo-wre

Estudo bibliográfico acerca das produções sobre jogos e Ensino de História

Estudo bibliográfico. Jogos e Ensino de História. Aprendizagem histórica.

ÁREA: Educação

A presente dissertação apresenta como temática jogos no Ensino de História. Esta pesquisa está sendo realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). O objeto de investigação consiste em análises de produções como Teses e Dissertações, que abordam a temática dos jogos no Ensino de História. O problema que norteia o trabalho desencadeia-se na necessidade de refletir sobre a aprendizagem em História, considerando, nesse espaço, temática sobre jogos na História escolar e a ciência histórica de referência. Sendo assim, propõe-se a seguinte questão: Como as produções enfrentam o problema da aprendizagem no Ensino de História a partir da prática dos jogos? O objetivo geral é analisar produções que debatam jogos no Ensino de História, e a partir disso, refletir sobre a possibilidade de aprendizagem em História. Nesse contexto, ancorados a estes, os objetivos específicos buscam discutir aspectos que promovam a aprendizagem em História no contexto da Educação Básica, verificar, a partir das produções acadêmicas, a relevância da utilização dos jogos no processo ensino e aprendizagem nas aulas de História para a construção da consciência histórica e refletir sobre como as produções acerca da temática jogos e Ensino de História abordam a relação entre a utilização dos jogos como um recurso e os aspectos da ciência histórica em sala de aula. Para a leitura do objeto, o presente estudo dialoga com autores que se detêm a discutir a aprendizagem histórica como Barca (2001), Schmidt e Urban (2016), Ribeiro (2016), Cainelli (2011), ciência histórica e conhecimentos de segunda ordem Cerri (2011), Schmidt (2009), Cainelli e Barca (2015) Martins (2019), Rüsen (2006) e Lee (2001). Metodologicamente, o trabalho tem como técnica de coleta e produção de dados a Pesquisa Bibliográfica, considerando as ideias de Boccato (2006), Mioto e Lima (2007) e Severino (2017) realizada na plataforma Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Externo à Instituição - MARCELO FRONZA
Presidente - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Interno - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 19/10/2021 15:25