Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLUCE BATISTA SILVA CARDOSO

DISCENTE: MARLUCE BATISTA SILVA CARDOSO
DATA: 26/08/2021
LOCAL: web conferencia

PRÁTICAS CURRICULARES ADOTADAS POR DOCENTES DE ESCOLAS PRIVADAS DE BELÉM - PARÁ DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA

Práticas curriculares; Ensino remoto; Educação básica; Escolas privadas.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa resulta dos estudos que são realizados pela linha de pesquisa Currículo da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica, tendo como temática Práticas curriculares na educação básica e objeto de estudo Práticas curriculares adotadas por docentes de escolas privadas de Belém - Pará durante o período de pandemia. A pesquisa estrutura-se com base na seguinte questão de investigação: Que práticas curriculares foram adotadas por docentes do ensino médio que atuam em escolas privadas de Belém, durante o período da Pandemia de Covid-19? Outras perguntas foram lançadas para nortear a problemática em questão. Quais critérios orientaram a definição das práticas curriculares implementadas durante o período da pandemia pelos professores da escola básica que tiveram que adotar o ensino remoto emergencial por meio do teletrabalho? Que formação os professores da escola básica receberam para implementar as práticas curriculares que o ensino remoto emergencial, por meio do teletrabalho, demandou?  Qual a avaliação que os professores da escola básica, que tiveram que adotar o ensino remoto emergencial, por meio do teletrabalho, fazem das práticas curriculares que por eles foram adotadas? Definimos como objetivo geral analisar as práticas curriculares adotadas por docentes do ensino médio que atuam em escolas privadas de Belém, durante o período da Pandemia de Covid-19.  Temos os seguintes objetivos específicos: Compreender os critérios que orientaram a definição das práticas curriculares implementadas durante o período da pandemia pelos professores da escola básica que tiveram que adotar  o ensino remoto emergencial, por meio do teletrabalho; Identificar a formação que os professores da escola básica receberam para implementar as práticas curriculares que o ensino remoto emergencial, por meio do teletrabalho, demandou;  Analisar a avaliação que os professores da escola básica, que tiveram que adotar o ensino remoto emergencial por meio do teletrabalho, fazem das práticas curriculares que por eles foram adotadas; o estudo apoia-se numa dimensão qualitativa, e como tipo de pesquisa o estudo de caso. Na coleta de dados, a técnica utilizada será a entrevista, no momento da análise dos dados recorreremos à análise de conteúdo. Este texto está disposto em três seções, a primeira é a introdução, a segunda seção intitulada de Fundamentos e Procedimentos Metodológicos da Pesquisa. Por fim, a terceira seção nomeada como Fundamentação Teórica da Pesquisa.

Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Externo à Instituição - VERÔNICA GESSER