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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA SOBRINHO REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA SOBRINHO REIS
DATA: 30/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: web conferencia
TÍTULO:

Itinerários formativos da contrarreforma: uma análise da flexibilização do ensino


PALAVRAS-CHAVES:

Contrarreforma; BNCC; Flexibilização curricular; Itinerários
formativos; Trabalho e educação; Juventudes; Integração


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Trata-se de trabalho em desenvolvimento no Mestrado em Currículo e
Gestão da Escola Básica, a partir do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em
Educação Básica da Universidade Federal do Pará (PPEB/NEB/UFPA), com o
título Itinerários formativos da contrarreforma: uma análise da flexibilização do
ensino. A pesquisa tem como objeto o conceito de integração flexível presente na
proposta de flexibilização curricular por meio dos itinerários formativos da Base
Nacional Comum Curricular - BNCC posta pelo discurso fundador (oficial)
relacionado à determinada formação discursiva e base epistemológica. A
problemática é oriunda das contradições da contrarreforma, tendo como tema a
flexibilização curricular e como problema: Qual perspectiva epistemológica de
integração flexível encontra-se presente no discurso fundador dos documentos da
contrarreforma? O objetivo central dessa pesquisa é analisar o conceito de
integração flexível presente na proposta de flexibilização curricular por meio dos
itinerários formativos previstos na LEI 13.415/2017, nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM/2018 e na BNCC/2018, considerando a
contradição entre processos de integração ou atomização dos saberes. O método
utilizado compreende o Materialismo Histórico Dialético desenvolvido por Marx e
Engels, a fim de compreender a trajetória de negação pelo Estado dos saberes e
direitos da classe trabalhadora; o percurso de construção de dados faz-se pela
pesquisa bibliográfica e documental sobre a flexibilização curricular e a
interpretação dos dados, à luz da Análise do Discurso. Trabalhamos com o
pressuposto de que essa nova roupagem do ensino médio provoca silenciamento
dos sujeitos da educação e retirada de sua autonomia, bem como de direitos esaberes, promovendo o controle e a precarização da formação da juventude trabalhadora, tornando a escola pública aos interesses e valores do empresariado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Externo à Instituição - MONICA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 18/08/2021 14:52
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