Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO

DISCENTE: LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: meet.google.com/hsq-pugd-dun

O ESPAÇO VIVIDO PELO EDUCANDO CEGO: UMA ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS NA ESCOLA BÁSICA EM BELÉM DO PARÁ

Espaço Vivido; Escola Básica; Educandos Cegos; Inclusão

ÁREA: Educação

A presente dissertação, que tem como temática “trajetórias de educandos cegos na escola básica enquanto espaço vivido”, está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). O objeto de investigação consiste na escola básica como espaço vivido por educandos cegos matriculados no ensino médio da rede estadual em Belém/PA. A questão central da pesquisa está assim estabelecida: como os educandos cegos matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino de Belém do Pará representam sua trajetória na educação básica mediante a compreensão da escola como seu espaço vivido? Tal problema se desdobrou nas seguintes questões norteadoras: quais as barreiras encontradas pelos educandos cegos matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino de Belém do Pará ao longo de suas vivências na educação básica? Quais os mecanismos de superação desenvolvidos por esses educandos a partir de suas vivências na escola? Que aspectos são sinalizados como significativos, positiva ou negativamente, sobre a escola? O objetivo geral consiste em analisar a trajetória dos educandos cegos matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino de Belém do Pará na educação básica mediante a compreensão da escola como seu espaço vivido. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e consiste em uma investigação do tipo estudo de caso. Está dividida em duas etapas. Na primeira, foram feitas as sistematizações de todos os dados bibliográficos e documentais coletados. Primeiramente foi feita a demarcação conceitual do espaço vivido e como esse conceito se aplica na escola básica. Parte da coleta de dados foi sistematizada por meio das informações fornecidas pela rede estadual de ensino de Belém, com relação ao quantitativo de alunos e as escolas onde esses alunos estão matriculados. A segunda etapa, dedicada mais detidamente à coleta direta de dados com os sujeitos envolvidos na problemática da pesquisa, será desenvolvida mediante a realização das entrevistas semiestruturadas com os educandos cegos das escolas da rede estadual em Belém/PA. Para análise dos dados coletados será realizada a técnica de Análise do Conteúdo, fazendo a sistematização das entrevistas, a fim de responder o problema de investigação proposto, destacando os resultados alcançados na pesquisa e relacionando com todos os elementos teóricos discutidos ao longo da dissertação. Os resultados parciais desse texto de qualificação demonstram a importância da concepção de espaço vivido para a compreensão da realidade da escola básica; os avanços nas políticas de inclusão; os avanços e limites percebidos através da análise dos dados documentais em relação às escolas da rede estadual com matrículas de educando cegos, como por exemplo: infraestrutura, equipamentos, espaços das escolas e pessoal especializado. Como também a evasão percebida de alunos com deficiência visual na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, que se relaciona a uma diversidade de fatores, entre eles as condições oferecidas pelas escolas e suas implicações nas vivências destes alunos e, por conseguinte, em suas trajetórias.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 1152848 - CELITA MARIA PAES DE SOUSA
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Externo à Instituição - Luzia Guacira dos Santos Silva