Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFANI FRANÇA BARBOSA

DISCENTE: STEFANI FRANÇA BARBOSA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: http://meet.google.com/xhy-vbqz-izu

O conhecimento produzido por meio de dissertações e teses a partir de 2002 sobre a história da geografia escolar no período Imperial

Historia das disciplinas. Brasil Império. Currículo. Disciplina de Geografia.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como tema a história da geografia escolar. O objeto de estudo é o estado do conhecimento produzido por meio de dissertações e teses sobre história da geografia escolar no império. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento e a técnica de análise que é utilizada é a análise de conteúdo. Buscamos responder a seguinte problemática: “o que revelam as dissertações e teses sobre a história da geografia escolar brasileira no período do império?”. Tem como objetivo principal apresentar o “estado do conhecimento” a partir das dissertações e teses oriundas dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordam sobre a história da geografia escolar brasileira no período do Império, sendo que para alcançar esse objetivo, tenho por objetivos específicos: Identificar nas dissertações e teses encontradas as abordagens que foram adotadas pela geografia escolar durante o período do império; Analisar as transformações epistêmico-didáticas que o ensino de geografia escolar sofreu durante o período do império; e Analisar os conhecimentos geográficos e procedimentos didático-pedagógicos que eram adotados pela disciplina geografia, durante o período proposto. Justifica-se pela necessidade de desvelar como se organizava o conhecimento escolar e quais foram os processos de conflito e lutas que a construção do currículo de geografia estava inserido e também se justifica pela carência de estudos sobre a geografia escolar brasileira.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Externo à Instituição - TIAGO VELOSO DOS SANTOS
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO