Banca de DEFESA: FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA

DISCENTE: FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA
DATA: 10/08/2021
LOCAL: web conferencia

Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE): a re/organização do trabalho pedagógico diante dos indicadores de desempenho escolar.

Avaliação externa; Sistema de Avaliação; SisPAE; Gestão pedagógica.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa apresenta como objetivo analisar a influência dos indicadores do SisPAE para a organização do trabalho pedagógico em três escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Igarapé-Miri/PA. Para tanto, ampara-se numa abordagem qualitativa, que nos oportunizou interpretar a realidade a partir do significado que as pessoas atribuem ao que falam e fazem. Como procedimento metodológico foram seguidos os seguintes passos: a revisão bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo, realizada com os Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas pesquisadas, por meio de questionário contendo questões abertas e fechadas e, em função da pandemia, também foram utilizados: e-mail e mensagem de texto pelo whatsapp para a coleta de dados. Os dados  foram analisados com base na Análise de Conteúdo para as questões abertas na perspectiva Bardin (2006). O estudo evidenciou que, a partir da década de 1990, diversas reformas políticas e econômicas foram propostas resultantes diretas de influências das políticas neoliberais ao cenário educacional brasileiro. A avaliação externa e em larga escala passou a servir de instrumento de controle do Estado e, a exemplo dos demais Estados brasileiros, seguindo a lógica do SAEB, o Estado do Pará criou seu próprio sistema de avaliação, denominado de Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE). A corrida por resultados do Ideb vem introduzindo ao trabalho pedagógico ações de reprodução ao uso de instrumentos (simulados) avaliativos com foco nas duas disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática, aproximados ao modelo da Prova Brasil/Saeb, uma realidade constatada nas três escolas pesquisadas. O estudo revelou uma forte influência das avaliações externas nos afazeres pedagógicos pelo alcance de resultados do Ideb e, apesar do grande investimento financeiro, os resultados gerados pelo SisPAE não são privilegiados pela gestão pedagógica no que tange à organização do trabalho pedagógico uma vez que a ênfase dada pelas escolas municipais de Igarapé-Miri  está diretamente ligada à Prova Brasil/Saeb e não ao SisPAE e, embora as políticas de avaliação externa e em larga escala se mostrem como forte mecanismo de interferência na prática destes profissionais,  inserindo ações voltadas para alcance de melhores resultados, o SisPAE em nada tem a ver com os resultados apresentados pelas escolas “A”, “B” e “C”.

Interno - 1486870 - FABRICIO AARAO FREIRE CARVALHO
Externo à Instituição - ITAMAR RODRIGUES PAULINO
Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA