Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL ALMEIDA DA SILVA

DISCENTE: RAQUEL ALMEIDA DA SILVA
DATA: 04/08/2021
LOCAL: web conferencia

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISPAE (SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL): Desempenho em Matemática dos alunos de 3º ano da E.E.E.M.Gov. Alexandre Zacharias de Assumpção

Avaliação da aprendizagem. Matemática. SisPAE. Saeb. Gestão escolar. Ação pedagógica.

ÁREA: Educação

A proposta desta pesquisa em andamento tem como tema a avaliação da aprendizagem em matemática. O objetivo geral pretende analisar as ações pedagógicas desenvolvidas pela equipe gestora e pelos docentes de matemática da E.E.E.M.Gov. Alexandre Zacharias de Assumpção para melhorar os indicadores de aprendizagem apresentados pelos alunos do 3º ano na disciplina de Matemática, no período de 2014 a 2018, a partir dos resultados do SISPAE. Criado em 2013 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dentro do programa Pacto pela Educação do Pará, o SisPAE, sendo concebido no formato do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tinha como principal meta analisar a qualidade da educação, trazendo informação para orientar pedagógica e politicamente ações e políticas públicas para a melhoria da qualidade do sistema educacional paraense. Nosso aporte teórico são estudos feitos por Luckesi, Hoffmann e Valente a respeito do que vem a ser avaliação da aprendizagem escolar e avaliação em matemática; além disso, os autores Souza, Werle e Carvalho abordam a avaliação em larga no Brasil. A metodologia apresenta-se como uma investigação com abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos, se utilizará da pesquisa de campo; quanto aos objetivos, da pesquisa exploratória. Já os instrumentos de coleta de dados, serão utilizadas a pesquisa documental, as entrevistas semiestruturadas e também a revisão bibliográfica. No tratamento desses dados, optamos pela análise de conteúdo.

Externo à Instituição - EDNA CRISTINA DO PRADO
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA