Banca de DEFESA: MARCONDE AVILA BANDEIRA

DISCENTE: MARCONDE AVILA BANDEIRA
DATA: 11/06/2021
LOCAL: web conferência

O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM ALTAMIRA – PARÁ (2008 – 2019).

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA; INTERSETORIALIDADE; EDUCAÇÃO; SAÚDE.

ÁREA: Educação

O presente texto teve-se como objeto de estudo o Programa Saúde na Escola, sua diretriz caracterizada pela intersetorialidade nos sistemas municipais de Educação e de Saúde no contexto de Altamira, Pará, no período compreendido entre 2008 – 2019. Neste sentido, traçou-se como problemática: Quais as possíveis convergências na dimensão conceitual na diretriz a intersetorialidade, suas ações e experiências desenvolvidas no contexto municipal que se envidou a integralidade dos esforços institucionais nos sistema educacional e de saúde, no viés de atendimento e desenvolvimento as crianças, adolescentes, jovens e adultos numa perspectiva integral? Para isso, objetivou-se analisar a implementação do Programa Saúde na Escola, suas ações características da intersetorialidade nos Sistemas Municipais de Educação e de Saúde em Altamira – Pará (2008 – 2019). Assim, organizaram-se três objetivos específicos, os quais são: 1) identificam-se as etapas percorridas pelos órgãos dos sistemas municipais para implantação do Programa Saúde na Escola em Altamira-Pará; 2) verificam-se as concepções dos partícipes sobre os princípios da intersetorialidade do programa e; 3) buscam-se as ações na perspectiva dos princípios da intersetorialidade do programa realizadas nos Sistemas Municipais de Educação em Altamira. Na realização deste estudo, optou-se pela abordagem qualitativa com uma pesquisa do tipo documental, organizando-se em conformidade com “os ciclos da pesquisa qualitativa”, subdividindo-se em três etapas:1) fase exploratória; 2) trabalho de campo e 3) análise do material baseado nas experiências e nos documentos (DELANDES; GOMES; MINAYO, 2009, p. 25 – 27). Tomou-se por base o elemento conceitual da política pública caracterizadas pela intersetorialidade que define interface dos conhecimentos e das práticas no planejamento integrado, na execução, no monitoramento e avaliações para análises das ações, tendo em vista os objetivos propostos na implementação de momentos necessários, com vista a um resultado colaborativo para o desenvolvimento integral da sociedade (JUNQUEIRA, 1997). O estudo estruturou-se em quatro capítulos, mais a Introdução; Capítulo I - Percursos Metodológicos; Capítulo II - Políticas Públicas Educacionais e de Saúde no Brasil; Capítulo III - Implantação do Programa Saúde na Escola nos sistemas municipais de Educação e de Saúde em Altamira-Pará no período entre 2008 – 2019; Capítulo IV – Programa Saúde na Escola e suas contribuições nas políticas públicas básicas nos sistemas municipais de Educação de Altamira, seguida das considerações finais e referências. Nesta formatação compreendeu-se que nossa dissertação contribuirá reforçando a compreensão dos estudos existentes na produção cientifica, acadêmica e social.

Interno - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 1486870 - FABRICIO AARAO FREIRE CARVALHO
Presidente - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS