Banca de DEFESA: ELSIVAN MACHADO BARBOSA DA SILVA LIMA

DISCENTE: ELSIVAN MACHADO BARBOSA DA SILVA LIMA
DATA: 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/bhj-hpsg-gxy

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO JOVEM DE FUTURO EM MARABÁ/PA (2012-2014) NO CONTEXTO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GIRASSOL: entre a lógica de mercado e a perspectiva de formação ampla

Ensino Médio. Programa Ensino Médio Inovador. Projeto Jovem de Futuro e Formação Ampla.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa, intitulada “Implementação do Projeto Jovem de Futuro em Marabá/PA (2012-2014) no contexto da Escola de Ensino Médio Girassol: entre a lógica de mercado e a perspectiva de formação ampla”, analisou, a partir de documentos, da equipe gestora e dos alunos egressos, a implementação do Projeto Jovem de Futuro no contexto do ProEMI na EEEM Girassol no período de 2012-2014, município de Marabá/PA, na interface entre a lógica de mercado e a perspectiva de formação ampla. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como instrumento para a coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, tendo sido também realizada pesquisa bibliográfica e documental, com base teórico-metodológica nos referenciais do materialismo histórico-dialético. Para a análise dos dados coletados utilizamos a estratégia de categorização de análise de conteúdo, de Bardin (1997), a partir da qual analisamos os documentos do Instituto Unibanco/PJF e as entrevistas da gestora, coordenadora pedagógica, professora articuladora e de 6 alunos egressos da escola. Abordamos a influência dos organismos multilaterais no Brasil, sobretudo na educação, a política nacional do ensino médio, bem como o interesse da classe empresarial em influenciá-la com o seu modelo de gestão, tornando-se mais evidente a partir do Movimento Todos Pela Educação, que conseguiu incorporar sua proposta na política educacional brasileira e a implementação do Projeto Jovem de Futuro em interfaces com o Programa Ensino Médio Inovador, uma parceria público-privada. Buscamos caracterizar a educação do estado do Pará no contexto das políticas públicas educacionais, demonstrando as especificidades do estado com relação à dimensão geográfica, à diversidade cultural e social. Contextualizamos a discussão com os marcos regulatórios do ensino médio durante o seu processo histórico, o que evidencia uma etapa de ensino marcada como um campo de disputa e contradição. Buscamos saber que ações foram tomadas pela escola no processo de implementação do PJF nas relações de contradição entre o mercado e a perspectiva de formação ampla. Nossos resultados apontam que a escola utilizou os recursos financeiros disponibilizados através do ProEMI para potencializar as ações que ela já possuía. O Plano de Ação Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco (IU),  objetivou implementar um modelo de gestão empresarial, pautado no controle, na eficiência e na eficácia, e seu foco era a formação da juventude nos moldes do mercado, tornando a ação didática um objeto de disputa hegemônica; a escola cumpriu parcialmente o Plano de Ação/PJF, porém enfatizaram mais  as ações que já vinham sendo pensadas pela escola, para o alcance de objetivos que esta já possuía, como a potencialização do desporto, atividades com a integração de todas as áreas do conhecimento com a parceria de universidades públicas da cidade e atividades culturais. Nesse sentido, apesar de a escola procurar manter a sua perspectiva de formação e o ProEMI possuir uma perspectiva de formação ampla, o Projeto Jovem de Futuro de certo modo se sobrepôs ao ProEMI com suas ações minimalistas, que eram concretizadas por meio das Metodologias Jovem de Futuro; a fala dos entrevistados demonstrou desconhecimento a respeito do ProEMI, apesar de afirmarem ter participado da realização das ações do PJF.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1885506 - EGIDIO MARTINS
Externo à Instituição - MARCELO LIMA
Interno - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO