Notícias

Banca de DEFESA: ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA
DATA: 11/06/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/jef-edyv-biv
TÍTULO:

O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE O TEMA CIDADE EDUCADORA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA E CURRICULAR EM DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS NO PERÍODO DE 2005 A 2019.


PALAVRAS-CHAVES:

Cidade Educadora. Estado do Conhecimento. Currículo


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa tem como tema a Cidade Educadora e traz como objeto de estudo: O estado do conhecimento sobre a adoção da cidade educadora como possibilidade pedagógica e curricular no Brasil em dissertações e teses entre os anos de 2005 a 2019. O objetivo geral deste estudo é analisar a produção do conhecimento sobre o tema cidade educadora como possibilidade pedagógica e curricular, gerado a partir de dissertações e teses produzidas e defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2005 a 2019, disponíveis nas bases de dados da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Os objetivos específicos são: examinar os objetos de estudos que vem sendo privilegiados nas dissertações e teses produzidos sobre o tema cidade educadora nos programas de pós-graduação brasileiros, no período de 2005 à 2019; identificar os objetivos delineados para a realização das pesquisas produzidas; identificar os aportes teóricos e escolhas metodológicas adotadas nas dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação brasileiros sobre a cidade educadora; e Compreender os aspectos e dimensões que estão sendo destacados e privilegiados sobre a cidade educadora nas dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação brasileiros, no período de 2005 a 2019 . Com esse estudo, queremos responder a seguinte questão central: qual o estado do conhecimento sobre o tema cidade educadora como possibilidade pedagógica e curricular gerado a partir de dissertações e teses produzidos e defendidos em programas de pós-graduação no Brasil, no período de 2005 a 2019, disponíveis nas bases de dados da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações?  A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e consiste em uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Para a coleta dos dados foi realizada pesquisa bibliográfica, enquanto a análise dos dados coletados foi realizada por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Diante do conjunto de dissertações e teses estudadas, podemos apresentar algumas conclusões: (1) é possível verificar que o tema cidade educadora está presente em produções de Programas de Pós-Graduação de diferentes regiões do país; (2) a temática da cidade educadora é abordada majoritariamente no campo da educação, e pensada como possibilidade pedagógica e curricular em diferentes áreas do conhecimento, manifestando assim o seu caráter transversal e interdisciplinar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Externo à Instituição - PAULO SERGIO CUNHA FARIAS
Notícia cadastrada em: 06/06/2021 20:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2