Banca de DEFESA: ELANE CRISTINA PINHEIRO MONTEIRO

DISCENTE: ELANE CRISTINA PINHEIRO MONTEIRO
DATA: 08/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/cdx-qtox-jgv

O lugar dos jogos eletrônicos na educação física escolar: intervenções docentes e contribuições para uma educação de gênero na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Currículo. Educação física. Jogos eletrônicos. Gênero.

ÁREA: Educação

Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a contribuição educativa dos jogos eletrônicos no currículo de Educação Física e em documentos produzidos por docentes da EA-UFPA, tendo em vista a busca de possibilidades de transversalidade com a temática e educação de gênero. A metodologia adotada foi a análise documental com duas etapas investigativas. Na primeira foram analisadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Perfil Curricular da Disciplina Educação Física da EA-UFPA. Na segunda, os planejamentos e registros de atividade de 07 docentes de Educação Física atuantes na escola no período de 2014 a 2020. A análise documental em sua primeira etapa evidenciou a ausência de um olhar mais aprofundado e crítico da BNCC sob os jogos eletrônicos e a temática de gênero, respectivamente. Em detrimento, o currículo de Educação Física da EA-UFPA introduz o jogo eletrônico como subunidade do conteúdo jogo e concebe o gênero como importante temática a ser abordada em interseção aos conhecimentos da Educação Física na escola. Os dados analisados na segunda etapa investigativa revelaram a sistematização de trabalhos com jogos eletrônicos em diversos conteúdos por docentes de Educação Física da EA-UFPA. Porém, apesar de o currículo da escola potencialmente indicar a proposição de atividades com o eixo norteador gênero, os dados analisados nos planejamentos apontam a ausência sistematizações que associam diretamente o objeto de conhecimento jogo eletrônico e a referida temática. Os resultados alcançados, portanto, situam os jogos eletrônicos como importante objeto de conhecimento na Educação Física escolar e instrumento propício ao trabalho formativo com questões de gênero por meio de jogos educacionais (os Serious Games e os exergames). Isso indica a necessidade do currículo, em suas diferentes instâncias de decisão, vislumbrar possibilidades nessa direção, repercutindo em um trabalho educativo que permita aos estudantes da escola básica contestar os padrões corporais hierárquicos da sociedade no que diz respeito às discussões de gênero que emergem do ato de jogar.

Interno - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Interno - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARTA GENÚ SOARES