Banca de DEFESA: GEORGETE PANTOJA MOURA

DISCENTE: GEORGETE PANTOJA MOURA
DATA: 04/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/daw-gnfs-whr

A participação da Rede Municipal de Educação de Breves -Pá na Rede de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no período de 2011 a 2018.

Enfrentamento à violência sexual. Crianças e Adolescentes. Rede de Enfrentamento. Município de Breves

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A presente pesquisa elegeu como temática o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O objeto de estudo foi a participação da Rede Municipal de Educação de Breves na Rede de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no período de 2011 a 2018. O objetivo geral do estudo foi analisar a participação da Rede Municipal de Educação de Breves na Rede de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no período de 2011 a 2018. Os específicos foram: compreender a organização da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no município de Breves; avaliar a articulação da Rede Municipal de Educação de Breves na Rede de Enfrentamento à Violência Sexual existente no município; e identificar as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Breves na promoção do Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes nas escolas municipais. A pesquisa teve abordagem qualitativa e consistiu em um estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados, foram análise documental e a entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo é a técnica utilizada na análise dos dados. Os sujeitos que fizeram parte desta investigação foram 03 (três) técnicos pedagógicos da SEMED de Breves e 01(uma) Diretora de Ensino que exerceu a função no período de recorte desta pesquisa. A seleção e definição destes, ocorreu mediante o contato com cada um, que permitiu conhecer a participação destes na construção das Propostas Curriculares, nos documentos oficiais, projetos e programas de governo. O referencial teórico utilizado foram: Azevedo e Guerra (2015); Faleiros e Faleiros (2008); Guia Escolar (2011); Kruger e Oliveira (2013); Landini (2011); Lowenkron (2015); Lavareda e Magalhães (2015); Lima et.al (2012); Miranda (2016); e Oliveira et.al (2017); Peres e Peres (2008).Os resultados da pesquisa mostraram que a organização da Rede de Enfrentamento à Violência no município de Breves se dá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, com parcerias do Conselho Municipal de Direito da Criança e do adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Sistema de Garantia de Direitos e Secretaria Municipal de Saúde. A articulação da Rede Municipal de Educação de Breves na Rede de Enfrentamento à Violência Sexual, aconteceu por meio de diferentes órgãos. Assim, a SEMED realizou trabalho articulado com a SEMTRAS, UFPA, PSE, SEMAS, CEDECA – Emaús, CMCDA, Conselho Tutelar, SEATER (órgão Estadual) e selo UNICEF para o desenvolvimento de orientação e prevenção nas escolas do município de Breves.  As ações que a Rede Municipal de Educação de Breves realizou para promover o Enfrentamento da Violência Sexual nas escolas municipais aconteceu por meio de formação para os profissionais da educação; pelo projeto CREAS nos Bairros; a realização das atividades dos programas do selo UNICEF e o PSE. Esta atuação não foi realizada diretamente por profissionais da SEMED e sim intermediada por algum programa de governo ou parceiros da instituição. Por fim, foi confirmado que não há recursos no orçamento da SEMED para o financiamento de ações voltadas ao enfrentamento da violência sexual; não há incentivo a implementação de projetos de enfrentamento da violência sexual nas escolas do município, tão pouco a produção e distribuição de material didático relacionado ao enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo à Instituição - FLAVIO CORSINI LIRIO
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - HELENA CRISTINA GUIMARÃES QUEIROZ