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Banca de DEFESA: JOÃO ROBERTO LOPES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO ROBERTO LOPES DA SILVA
DATA: 28/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/ajk-fvzd-eim
TÍTULO:

 

 

UM ESTUDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação. Avaliação em Larga Escala. Educação Básica. Sistemas de avaliação.


PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo, que se ocupa da temática da avaliação em larga escala, visa analisar como as avaliações em larga escala repercutem na Educação Básica em Belém- Pará. Para tal intento, definiu como objetivos específicos: (i) identificar o contexto da Avaliação em Larga na Educação Básica no Brasil; (ii) sopesar a Avaliação em Larga Escala no contexto da Educação Básica no Estado do Pará; (iii) mapear os dispositivos legais no processo de legitimação da Avaliação em Larga Escala e suas implicações na Educação Básica Paraense. Para o escopo deste estudo, o aporte teórico se pautou no conceito de habitus/campo e poder simbólico/violência simbólica de Pierre Bourdieu (2002; 2005). A literatura especializada contou com estudos na área da Políticas Educacionais, de Carlos Jamil Cury (2002, 2014); Luiz Freitas (2005; 2014); Luiz Fernando Dourado e João Ferreira Oliveira (2009). No que tange aos debates sobre a avaliação em larga escala, recorreremos a Bernadete Gatti (2002, 2009,2014) Alícia Bonamino e Sandra Sousa (2012); Flávia Werle (2012); Almerindo Afonso (2001, 2009, 2012, 2014); Adiana Bauer e Ocimar Alavarse (2015); José Carlos Rothen (2019). Conformando os estudos sobre a avaliação na Educação Básica no Pará, acionamos Shirlei Araújo e Myriam Cunha (2017); Luiz Miguel Queiroz; Cassio Vale; Terezinha Santos (2018). Como proposta metodológica, este estudo ancora-se por meio de algumas técnicas do método de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016), e a partir do método em pesquisa bibliográfica e documental, de acordo com Antonio Carlos Gil (2016). Como uma das conclusões o estudo indica  o desenvolvimento, sobre a comunidade docente da rede municipal de Belém, do  habitus relativo à “cultura de avaliação”, a partir das constantes formações continuadas de professores sob a perspectiva do Programa Alfabetização, Matemática, Leitura e Escrita – ALFAMAT, direcionando as práticas pedagógicas dos professores para o trabalho com centralidade sobre o desempenho a partir dos resultados nas avaliações, preparo dos alunos para realização das provas e interpretação dos descritores propostos pelas orientações das avaliações.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1218287 - ISABEL CRISTINA RODRIGUES DE LUCENA
Externo à Instituição - Jurema José de Oliveira.
Interno - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 28/04/2021 14:49
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