Notícias

Banca de DEFESA: SANDY CAROLINE SEABRA COELHO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDY CAROLINE SEABRA COELHO SANTOS
DATA: 12/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: http://meet.google.com/pzi-eknm-det
TÍTULO:

ENTRE PERMANÊNCIA E ABANDONO NO ENSINO MÉDIO: um estudo com os jovens da escola pública de Belém/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica; Ensino Médio; Permanência escolar; Abandono escolar.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho é resultado do mestrado acadêmico realizado no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (PPEB/NEB/UFPA). A pesquisa tem como objeto de estudo a permanência no ensino médio de jovens vulneráveis à situação de abandono escolar, isto é, jovens que permanecem cursando o ensino médio, porém enfrentam muitos desafios para concluir esta etapa, seja por conta da necessidade de conciliar o emprego, a gravidez, em muitos casos precoce, ou também por conta de sucessivas reprovações, entre outros fatores externos e internos à instituição escolar. A problemática consiste em analisar o que leva o jovem, em situação de abandono escolar, a permanecer no ensino médio no contexto de uma escola pública do município Belém/PA. O estudo apresenta como objetivo geral analisar os motivos pelos quais os jovens permanecem no ensino médio público, pois compreender esse movimento, que é cercado por questões externas e internas à escola, contribui significativamente para a análise dos indicadores educacionais, para além dos altos índices, principalmente das taxas de abandono registradas no estado do Pará. O referencial teórico que subsidiou as análises é composto por autores como Araujo (2004, 2012 e 2019), Kuenzer (1999, 2005 e 2007), Krawczyk (2011, 2014), Silva (2015, 2016 e 2020), entre outros, que abordam a função social do ensino médio, as contradições e os desafios que marcam historicamente a última etapa da educação básica. Também Carrano, Marinho e Oliveira (2015), Groppo (2017) e Cassab (2011), que analisam a concepção de juventude, bem como outros autores que tratam das categorias abandono e permanência escolar. Levantamos também documentos e alguns indicadores sociais e educacionais, com ênfase no cenário da escola pesquisada. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas como técnica para coleta de dados. Por conta da pandemia de Covid-19 foram aplicadas as entrevistas de maneira remota, no formato on-line, direcionadas aos jovens que cursavam o ensino médio. A partir da análise dos dados coletados identificamos três categorias principais relacionadas à permanência escolar, entre elas: 1) a permanência da perspectiva para acesso aos conhecimentos e as interações sociais; 2) A permanência a partir do incentivo familiar; e 3) A permanência como perspectiva para realizar planos futuros. Concluímos que a permanência escolar está associada a um conjunto de elementos que contribuem para a formação do sujeito, elementos construídos durante os processos educativos, dentro e fora das instituições escolares, no seio das relações sociais. Também é nos atos de resistência que a permanência se efetiva, pois apesar das condições postas, da ausência de políticas públicas que, em maioria, não contemplam as demandas dos jovens da classe trabalhadora e diante de outros desafios, os alunos veem na escola um caminho para construírem melhores condições de produzir a vida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MONICA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 28/04/2021 14:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1