Banca de DEFESA: CLEITON PONCIANO SANTOS MAUES

DISCENTE: CLEITON PONCIANO SANTOS MAUES
DATA: 14/12/2020
LOCAL: web conferência

A HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE ABAETÉ (1903-1923): Entre as Contradições na Arquitetura e na Organização Pedagógica

História. Instituições Escolares. Materialismo. Primeira República

ÁREA: Educação

A pesquisa pretendeu (re)escrever a história do Grupo Escolar de Abaeté (1903-1923), visando compreender a sua relação com o projeto nacional de ensino primário na Primeira República no Pará. Para isso, utilizou a metodologia da pesquisa histórica, que adotou o paradigma do Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx. Esse paradigma se refere a dois processos distintos: o processo de investigação e o processo de exposição. As ferramentas utilizadas na coleta de dados foram: a identificação, a catalogação e a organização de documentos históricos escritos. Já as categorias de análise foram as indicadas por Marx (2000) e se referem à contradição, à divisão social do trabalho, ao Estado e às lutas de classes. A pesquisa contou com o referencial teórico dos autores: Bencostta (2001, 2011), Clark (2006), Lombardi (2006, 2010), Nosella e Buffa (2013), Saviani (2006, 2011 e 2014), Sousa (2014), entre outros. A periodização adotada na pesquisa seguiu a ordem apresentada na etapa da catalogação e organização dos documentos históricos escritos, a qual atestava para a existência dessa instituição de ensino entre os anos de 1903 a 1923. Nesse sentido, a pesquisa detectou que no Estado do Pará, não houve uma preocupação efetiva com as suas instituições de ensino no interior do estado, e o município de Abaetetuba não conta com projetos no sentido de salvaguardar os documentos históricos escolares de suas instituições. Nesse contexto, as fontes históricas analisadas sobre o período de 1903 a 1923 no Grupo Escolar de Abaeté demonstraram as contradições, permanências e mudanças no cenário educacional paraense, então em construção, que obedecia às determinações da classe que dominava aquele momento histórico da Primeira República no Pará e controlavam os meios de produção. Especificamente, a pesquisa revelou que a instituição analisada, ao longo dos seus 20 anos de existência, foi caracterizada por sua obediência às legislações acerca das políticas educacionais adotadas pelo Estado paraense na Primeira República, que consistia na criação de Grupos Escolares, arquitetonicamente construídos para comportar as mudanças que o novo regime proporcionava, as quais emanavam da moderna pedagogia, sem, no entanto, obter uma edificação condizente com a classe social que tinha recebido a missão de educar/instruir os novos cidadãos da República. Tais legislações referentes a organização do ensino primário procuravam corresponder as mudanças político-econômico-sociais da época, demonstrando haver uma tensão na mesma, caracterizando o período pela falta de um sistema nacional oficial que organizasse essa pasta.

Interno - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Externo à Instituição - JOAO CARLOS SILVA
Externo à Instituição - JOSE CLAUDINEI LOMBARDI
Presidente - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO