Banca de DEFESA: RADANES AURELIO LIMA VALE

DISCENTE: RADANES AURELIO LIMA VALE
DATA: 15/10/2020
LOCAL: web conferência

A (In) Visibilidade Dos Povos Indígenas nas Escolas Básica Frente à Lei Nº 11645/2008.

temática indígena; Práticas pedagógicas; Lei n° 11645/2008.

ÁREA: Educação

O objetivo desta dissertação é analisar as representações a respeito dos povos indígenas construídas pelos professores de História e os discentes de duaescolas na região metropolitana de Belém, a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de História. Para a consecução deste objetivo, buscarei entender como esses docentes mobilizam o saber histórico para a efetivação da Lei nº 11.645/2008, assim como, compreender as representações que os discentes elaboram em seus discursos e práticas sobre os povos indígenas. Por último, buscarei fazer uma discussão sobre a formação destes professores, para o entendimento das práticas pedagógicas, referente à temática indígena, engendradas pelos docentes pesquisados. Para o desenvolvimento desta pesquisa, recorreu-se à etnografia da prática escolar utilizando-se da observação participativa, entrevistas, questionários e análise de documentos, tendo como base a discussão proposta por Marli Eliza Dalmazo André. O conceito de representação utilizado na consecução deste trabalho tem como matriz Henri Lefebvre e Roger Chartier. Ivor Goodson e Gimeno Sacristán, através de suas contribuições no campo curricular, tornam-se aportes teóricos fundamentais para o entendimento do currículo escolar como um território permeado de conflitos e interesses manifestos em práticas e simbologias. Mauro Cezar Coelho e Wilma de Nazaré Baía Coelho são autores importantes para a concretização desta dissertação, porque nos possibilitaram refletir sobre a pertinência da efetivação legislação da educação das relações étnico-raciais na escola, especialmente no que tange a sua relação com o ensino de História. Portanto, a pesquisa demonstra que os dois docentes de História pesquisados buscam efetivar práticas pedagógicas relacionadas aos povos indígenas, porém, o currículo efetivado nas duas instituições é distinto entre si. Conhecer os alunos das duas instituições permitiu constatar que as representações discentes de ambas as escolas, manifestadas em seus discursos, são distintas entre si. Contudo, as práticas dos estudantes das duas escolas denotaram a reiteração de preconceitos e discriminações sobre os povos indígenas. Por fim, as reflexões estabelecidas sobre os cursos de formação dos professores, nos permite entender que esta é uma frente estratégica para a efetivação da Lei n° 11.645/2008, pois, uma formação comprometida com o redimensionamento da memória histórica, sobre os índios, possibilitará aos futuros docentes enfrentarem os desafios relacionados ao preconceito e à discriminação presentes nas escolas.

Externo à Instituição - ERINALDO VICENTE CAVALCANTI
Presidente - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Interno - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 14/10/2020 19:56