Banca de DEFESA: DIANA HELENA ALVES MUNIZ

DISCENTE: DIANA HELENA ALVES MUNIZ
DATA: 08/09/2020
LOCAL: web conferência

História da Educação Básica no Centro de Reeducação Feminino – 2006-2016.

História. História da Educação. Educação Básica Prisional.

ÁREA: Educação

O tema desta pesquisa é educação nas prisões para jovens e adultos em situação de privação/restrição de liberdade, tendo como objeto a história da educação básica no Centro de Reeducação Feminino- CRF, cujo recorte temporal, abrange os anos de 2006 a 2016. A partir do ano de 2006, o processo de escolarização em prisões será marcado por mudanças significativas por conta do Projeto Educando para a Liberdade. O Objeto de estudo é o desenvolvimento da educação básica no presídio feminino com a implementação do Projeto Educando para a Liberdade no Estado. A problematização da pesquisa tem como foco as seguintes questões: Como se deu historicamente o processo de implementação da educação básica no CRF, a partir do Projeto Educando para a Liberdade? Que ações a partir deste projeto contribuíram para a consolidação da escola básica no presídio feminino? Para a construção da pesquisa, foi realizado um estudo teórico sobre educação prisional para aprofundar a temática. Em relação aos referenciais teóricos com os quais a presente pesquisa dialoga, podemos destacar, GOFFMAN (1984) e FOUCAULT (1987) para o entendimento da instituição prisão ONOFRE (2007) e JULIÃO (2010) que discutem questões pertinentes a educação nas prisões na atualidade. A metodologia da pesquisa está fundamentada na pesquisa documental. Esta pesquisa foi realizada nos órgãos públicos de segurança, como, Escola de Administração Penitenciária EAP, e o Arquivo Morto do Centro de Reeducação Feminino-CRF onde foram identificados documentos como diários de classe de professores, boletins de alunos, registro de atividades pedagógicas e livros de ocorrência da educação, entre outros, os quais serão indispensáveis para o desenvolvimento do estudo.  Por meio da pesquisa histórico-documental foi possível desenvolver um estudo da presença da educação básica às mulheres em   situação restrição/privação de liberdade no Estado do Pará, analisando de que forma a mesma estava configurada e quais as mudanças significativas ocorridas ao longo deste processo, nesta prisão.

Presidente - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Interno - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Externo à Instituição - ELENICE MARIA C ONOFRE
Notícia cadastrada em: 03/09/2020 15:42