Banca de DEFESA: ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA

DISCENTE: ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: web conferência

Avaliação Educacional Especializada: estudo sobre os relatórios do NAEE para o encaminhamento de educandos com deficiência ao AEE

Avaliação. Educação Especial. Relatórios.

ÁREA: Educação

A presente dissertação aborda a temática da avaliação educacional especializada. Tem por objeto de estudo, os relatórios de avaliação emitidos pelo Núcleo de Avaliação Educacional Especializada- NAEE. Os relatórios são apresentados como um dos caminhos norteadores para definição do atendimento (ou não) dos educandos com deficiência nos serviços de educação especial, contexto pelo qual são evidenciadas as peculiaridades no processo de avaliação para identificação do público alvo da educação especial, além de apresentarem apontamentos para a construção de práticas pedagógicas inclusivas nos ambientes de ensino. Diante disso, este estudo propõe em responder a seguinte problemática de pesquisa: os relatórios oriundos da avaliação elaborados pelo NAEE demarcam que forma de ser sujeito da educação especial? Assim, a pesquisa tem por objetivo geral: analisar os registros que demarcam a forma de ser sujeito da educação especial presentes nos relatórios provenientes da avaliação realizada pelo NAEE. No que concerne aos objetivos específicos, buscou-se: Identificar que aspectos sobre o aluno com deficiência são focalizados nos relatórios; Perceber que arranjos de trabalho pedagógico os relatórios evidenciam para orientações à escola. A fim de responder aos objetivos desta investigação, a pesquisa foi realizada ancorada na abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da pesquisa documental, e tem como principal fonte de dados 14 relatórios de avaliação educacional elaborados pelo Núcleo entre os anos de 2017 e 2018. Os dados obtidos foram tratados e sistematizados por meio da análise de conteúdo. Na continuidade do processo de problematização fundamentou-se em Bueno (2001), Jannuzzi (2001; 2004), Mazzotta (2011), Bridi (2012), Rios (2013), Oliveira et al. (2016), Pletsch, Souza e Orleans (2017) e Heradão (2018). Os resultados revelaram evidencias nos relatórios que marcam o estudante pelas inabilidades observadas durante a avaliação educacional. Os dados utilizados nos documentos avaliativos reafirmam o status de falta de habilidades, saberes e experiências do educando da educação especial. Essa forma de olhar para o sujeito com deficiência, expressa que a avaliação desenvolvida pelo NAEE ainda tem muitos resíduos do modelo tradicional de avaliar o alunado da educação especial. Observou-se uma avaliação ancorada no desempenho do aluno, em intervenções que, ainda que marcadas por aspectos pedagógicos, privilegiam atividades mecânicas centradas na oralidade, na leitura, na escrita e no cálculo. Assim, constatou-se nos relatórios um sujeito sem diferença, infantilizado e com dificuldades de aprendizagem, marcado pelo registro das não aprendizagens identificadas na avaliação. Os achados mostraram também que as orientações sugeridas à escola, tendem a valorizar os aspectos elementares, de modo a delinearem caminhos para a prática docente e observações para a conduta do estudante com deficiência no contexto da sala de aula.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo à Instituição - FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 27/08/2020 16:25