Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: YASMIM REJANE MARTINS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YASMIM REJANE MARTINS DE OLIVEIRA
DATA: 17/08/2020
HORA: 10:00
LOCAL: web conferência
TÍTULO:

A SUBVERSÃO, AS CIMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS DE “SER” MULHER, E COMO A AUSÊNCIA DAS FILÓSOFAS E TEORIAS FEMNISTAS É CONCEBIDA NO CURRÍCULO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Mulher; Teorias feministas; Currículo; Educação básica


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A natureza deste estudo consiste em uma pesquisa teórica, que propõe investigar a subversão, as implicações e consequências sociais e políticas de “ser” mulher, e como a ausência das filósofas e de teorias feministas é concebida no currículo de filosofia no ensino médio. A partir de uma interlocução hipotética entre as teorias de Simone de Beauvoir e Judith Butler para o desenvolvimento das observações, e discussões acerca da problematização de como essa ausência afeta a formação educacional e social da mulher, bem como, de todos os sujeitos inseridos no espaço escola. Partindo do pressuposto que o currículo é resultado de uma seleção. É necessário compreender como esta seleção é feita e a quem está destinada. Portanto, compreender a partir dos documentos como o currículo de filosofia é concebido e estruturado na educação básica. Para o melhor tratamento do objeto de estudo, estabeleceu-se como aporte metodológico a pesquisa documental e revisão de literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMERSON JOSE SENA DA SILVEIRA
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Presidente - 480.361.613-20 - MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR - UEPA
Notícia cadastrada em: 12/08/2020 13:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2